• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • Português (Brasil)
    • English
    • Español
  • Login
          AJUDA
Pesquisa
avançada
     
View Item 
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • ICHF - Instituto de Ciências Humanas e Filosofia
  • CSO - Curso de Graduação em Ciências Sociais - Licenciatura - Niterói
  • CSO - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói
  • View Item
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • ICHF - Instituto de Ciências Humanas e Filosofia
  • CSO - Curso de Graduação em Ciências Sociais - Licenciatura - Niterói
  • CSO - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói
  • View Item
JavaScript está desabilitado no seu navegador. Algumas funcionalidades deste site podem não funcionar.

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of AccessThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of Access

Statistics

View Usage Statistics
application/pdf

View/Open
TCC - Luiza Carneiro Mareti Va... (1.137Mb)

Collections
  • CSO - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói

Statistics
Metadata
Show full item record
VIVÊNCIAS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
Valente, Luiza Carneiro Mareti | Posted on: 2021
Abstract
Este trabalho buscou descrever e analisar o ensino remoto emergencial na Universidade Federal Fluminense do ponto de vista de três papéis sociais vividos pela autora durante o primeiro semestre letivo de 2020. Dessa forma, foi feita uma breve apresentação das mudanças institucionais necessárias à realização do Ensino Remoto e das iniciativas de treinamento tanto de alunos quanto de professores para uso das plataformas adotadas. Em seguida, são apresentadas e discutidas: as iniciativas de desenvolvimento docente para o ensino remoto empreendidas pelo Programa de Inovação e Assessoria Curricular (PROIAC/PROGRAD) quando a autora atuou como gestora; as atividades desenvolvidas na disciplina de Economia Rural, para o curso de Medicina Veterinária quando a autora atuou como docente e; as atividades desenvolvidas enquanto discente de três disciplinas do curso de ciências sociais. Essas três vivências são analisadas focando-se em três itens do design didático de cada um delas: gestão do tempo, curadoria de conteúdos e avaliação. Ficou claro que algumas dificuldades que existiam no ensino presencial foram mantidas e outras facilitadas no ensino remoto emergencial e que, havia uma necessidade de acolhimento e escuta tanto dos discentes quanto dos docentes. Finalmente, a vivência nesses três papéis sociais, permitiu à autora abarcar, parcialmente, a complexidade do momento e revelar as possibilidades que a prática docente e o desenvolvimento docente no Ensino Remoto Emergencial possibilitam para as atividades presenciais no pós-pandemia.
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de curso
Publisher
Universidade Federal Fluminense
Subject(s)
Ensino remoto emergencial
Educação online
Desenvolvimento docente
Ensino superior
Ensino a distância
Pandemia
Universidade Federal Fluminense
Ensino superior
Prática de ensino
Emergency remote teaching
Online education
Faculty professional development
Higher education
 
URI
http://app.uff.br/riuff/handle/1/23977
License Term
CC-BY-SA
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace

  Contact Us

 Fale com um bibliotecário

DSpace  Siga-nos no Instagram