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ESTADO E EDUCAÇÃO: ESTRUTURAS E INSTITUIÇÕES NO PENSAMENTO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DE ANÍSIO TEIXEIRA E PAULO FREIRE
Rocha, Rafael Valladão | Postado em: 2021
Resumo
O objetivo deste estudo é analisar, em termos comparativos, as ideias de Estado e Educação, centrais no pensamento político-pedagógico de dois dos maiores expoentes da Educação no Brasil: Anísio Teixeira e Paulo Freire. À análise do conteúdo teórico segue-se a mensuração crítica do alcance e da pertinência da obra institucional legada pelos dois pensadores. A despeito de semelhanças pontuais, o pensamento e a prática de Anísio Teixeira e Paulo Freire diferem quanto à concepção das relações entre estruturas sociais e instituições políticas. Pretende-se identificar, comparar e interpretar os componentes explicativos e propositivos dos autores, e, finalmente, argumenta-se em favor de reorientação teórica para a administração educacional e para a pesquisa da Educação em ciências sociais.
[Texto sem Formatação]
Tipo de documento
Trabalho de conclusão de curso
Publicador
Universidade Federal Fluminense
Assunto(s)
Educação pública
Anísio Teixeira
Paulo Freire
Política educacional
Ensino público
Política educacional
Freire, Paulo, 1921-1997
Teixeira, Anísio, 1900-1971
Public education
Anísio Teixeira
Paulo Freire
Education policy
 
URI
http://app.uff.br/riuff/handle/1/23978
Termo da Licença
CC-BY-SA
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