xmlui.metadata.dc.contributor.advisor | Teixeira, Carlos Sávio Gomes | |
xmlui.metadata.dc.contributor.author | Rocha, Rafael Valladão | |
xmlui.metadata.dc.date.accessioned | 2021-12-19T12:15:36Z | |
xmlui.metadata.dc.date.available | 2021-12-19T12:15:36Z | |
xmlui.metadata.dc.date.issued | 2021 | |
xmlui.metadata.dc.identifier.uri | http://app.uff.br/riuff/handle/1/23978 | |
xmlui.metadata.dc.description.abstract | O objetivo deste estudo é analisar, em termos comparativos, as ideias de Estado e Educação, centrais no pensamento político-pedagógico de dois dos maiores expoentes da Educação no Brasil: Anísio Teixeira e Paulo Freire. À análise do conteúdo teórico segue-se a mensuração crítica do alcance e da pertinência da obra institucional legada pelos dois pensadores. A despeito de semelhanças pontuais, o pensamento e a prática de Anísio Teixeira e Paulo Freire diferem quanto à concepção das relações entre estruturas sociais e instituições políticas. Pretende-se identificar, comparar e interpretar os componentes explicativos e propositivos dos autores, e, finalmente, argumenta-se em favor de reorientação teórica para a administração educacional e para a pesquisa da Educação em ciências sociais. | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.publisher | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.rights | Open Access | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.title | Estado e educação: estruturas e instituições no pensamento político-pedagógico de Anísio Teixeira e Paulo Freire | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.type | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keyword | Educação pública | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keyword | Anísio Teixeira | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keyword | Paulo Freire | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keyword | Política educacional | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.level | graduação | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.descriptor | Ensino público | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.descriptor | Política educacional | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.descriptor | Freire, Paulo, 1921-1997 | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.descriptor | Teixeira, Anísio, 1900-1971 | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keywordother | Public education | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keywordother | Anísio Teixeira | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keywordother | Paulo Freire | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keywordother | Education policy | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.description.abstractother | The aim of this study is to analyze, in comparative terms, the ideas of State and Education, central to the political-pedagogical thinking of two of the greatest exponents of Education in Brazil: Anísio Teixeira and Paulo Freire. The analysis of the theoretical content is followed by the critical measurement of the scope and relevance of the institutional work bequeathed by the two thinkers. Despite specific similarities, the thought and practice of Anísio Teixeira and Paulo Freire differ in terms of the conception of the relationships between social structures and political institutions. It is intended to identify, compare and interpret the explanatory and propositional components of the authors, and, finally, it is argued in favor of a theoretical reorientation for educational administration and for the research of Education in Social Sciences. | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.identifier.vinculation | Aluno de Graduação | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.grantor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.department | Instituto de Ciências Humanas e Filosofia | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.date | 2021 | |
xmlui.metadata.dc.degree.local | Niterói, RJ | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.curso | Curso de Ciências Sociais | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.publisher.department | Niterói | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.rights.license | CC-BY-SA | pt_BR |