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EDUCAÇÃO JÁ: UMA PROPOSTA HEGEMÔNICA EMPRESARIAL PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Rodrigues, Vitor Diego | Postado em: 2021
Resumo
Este artigo disserta acerca do neoprodutivismo por trás de uma organização que se dispõe a inserir, por meio de um movimento hegemônico, as percepções desse grupo na educação. Nosso objetivo é analisar os interesses desse empresariado que compõe o Todos Pela Educação e como suas ações influem na educação brasileira. O Todos Pela Educação é uma ONG que se caracteriza por tentar disputar a hegemonia num espectro nacional e, por meio da sua nova iniciativa, Educação Já, lançada em 2018, essa disputa se aprofunda, dado que essa representa uma tentativa para acelerar o processo de empresariamento da educação no período que corresponde a 2019-2022. A metodologia deste artigo se baseia globalmente na teoria gramsciana, em especial nos conceitos de hegemonia e Aparelho Hegemônico Privado (ApH). Ademais, usufruiremos da concepção crítica do Capital Humano proposta por Gaudêncio Frigotto e das noções pedagógicas elaboradas por Dermeval Saviani. O documento utilizado para análise foi o Documento Técnico de 2018 Educação Já. No artigo, concluímos que, por um processo hegemônico levado pelo neoprodutivismo, a educação brasileira entra em um curso mais elaborado em direção ao capital com o Todos Pela Educação, por meio da iniciativa Educação Já. Em síntese, as pedagogias do capital expressadas pelo TPE com o Educação Já acabam por definir as direções que a educação passa a ter entre 2019 e 2022.
[Texto sem Formatação]
Tipo de documento
Trabalho de conclusão de curso
Publicador
Universidade Federal Fluminense
Assunto(s)
Todos pela Educação
Educação já
Educação tecnicista
Capitalismo
Educação
Empresa
Brasil
 
URI
http://app.uff.br/riuff/handle/1/23979
Termo da Licença
CC-BY-SA
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