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TCC - Sara De Almeida Martins.... (5.216Mb)

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DECOLONIALIDADE E REPRESENTAÇÃO NEGRA: UMA ANÁLISE DO PROJETO “BONDE DA HISTÓRIA” DO MUSEU HISTÓRICO NACIONAL
Martins, Sara de Almeida | Posted on: 2021
Abstract
O objetivo desta pesquisa é expor a minha observação a live exibida no dia 26 de novembro de 2020 do projeto “Bonde da História” do Museu Histórico Nacional (MHN) e apresentar algumas problematizações atuais sobre decolonialidade nos museus. Inicialmente a pesquisa seria feita no MHN, no Rio de Janeiro, presencialmente, onde eu estudaria a presença negra no acervo da instituição com o intuito de buscar compreender como o museu reformula suas narrativas diante das críticas pós-coloniais. Parto da análise do projeto “Bonde da História”, criado pelo Núcleo de Educação do museu, que tem por finalidade apresentar uma visão crítica da história através de visitas mediadas. Contudo, com o início da pandemia em março de 2020, fui obrigada a reformular as minhas ideias e métodos de trabalho. Optei por uma etnografia online e assim através de vídeos e análise de redes sociais, caminho para construir uma pesquisa voltada para o tema inicial, focando principalmente sobre o olhar da instituição a cerca deste assunto, utilizando o conceito de “ilusão museal” de João Pacheco de Oliveira como embasamento teórico da análise.
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de curso
Publisher
Universidade Federal Fluminense
Subject(s)
Antropologia dos museus
Museu Histórico Nacional
Decolonialidade
Representação negra
Museu Histórico Nacional (Brasil)
Negro
Colonialismo
 
URI
http://app.uff.br/riuff/handle/1/23980
License Term
CC-BY-SA
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