MUSEUS: CONSTRUINDO PROCESSOS DE ENSINO APRENDIZAGEM EM ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL - POSSIBILIDADES, DESAFIOS E PERSPECTIVAS.
Escola
Educação pública
Juventudes
Ensino de sociologia
Museu
Educação pública
Juventude
Ensino de sociologia
Escola
Museum
School
Public education
Youths
Sociology teaching
Aragão, Jade Maria Cardoso | Posted on:
2021
Abstract
A proposta deste trabalho é promover reflexões sobre o potencial pedagógico do museu, compreendido aqui como uma ferramenta potente no processo de ensino- aprendizagem. Dessa maneira, a investigação sobre suas possibilidades, desafios e perspectivas foi desenvolvida através do diálogo entre espaço museal, a escola e, em especial, o ensino de Sociologia. Do ponto de vista metodológico, com o objetivo de aprofundamento na temática, foi elaborado um formulário online destinado a professores da Educação Básica e foram realizadas duas entrevistas semiestruturadas com profissionais que representam o museu e a escola. Através da caracterização do processo de implementação da função educativa nos museus e da análise dos dados coletados, buscou-se chamar a atenção para a indispensabilidade da popularização dos museus, compreendendo a importância de ressignificar estes espaços e potencializar seu papel educativo inclusivo com ações que valorizem a presença e participação das juventudes periféricas.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoPublisher
Universidade Federal Fluminense
Subject(s)
MuseuEscola
Educação pública
Juventudes
Ensino de sociologia
Museu
Educação pública
Juventude
Ensino de sociologia
Escola
Museum
School
Public education
Youths
Sociology teaching