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PROGRAMAS INSTITUCIONAIS DE PERMANÊNCIA E SEUS IMPACTOS NAS TRAJETÓRIAS DE ESTUDANTES DE ORIGEM POPULAR: O CASO DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Teixeira, Cristiane Lourenço | Posted on: 2009
Abstract
A presente dissertação tem como objetivo central examinar o modo como dois programas institucionais de permanência estudantil existentes na Universidade Federal Fluminense – “Bolsa Treinamento” e o “Conexões de Saberes: diálogos entre a universidade e as comunidades populares” – influem nas trajetórias acadêmicas de estudantes oriundos dos espaços populares. No desenvolvimento do trabalho utilizamos dados quantitativos e dados qualitativos obtidos de entrevistas realizadas com egressos dos dois programas. Através da análise das narrativas biográficas de alunos que participaram dos programas pesquisados, busca-se apreender os impactos destes nas trajetórias acadêmicas dos alunos participantes. Iniciamos este estudo apresentando a pesquisa e um breve panorama do ensino superior brasileiro. Após discorrer sobre a política de assistência social no Brasil e tratar especificamente da assistência social ao estudante, são examinados os programas institucionais de permanência, onde apresentaremos os resultados do tratamento estatístico dado ao banco de dados produzido. Finalmente, estudo apresenta as trajetórias educacionais dos atores entrevistados, momento em que estes nos relatam suas experiências dentro e fora do espaço acadêmico.
[Texto sem Formatação]
Document type
Dissertação
Source
TEIXEIRA. Cristiane Lourenço. Programas institucionais de permanência e seus impactos nas trajetórias de estudantes de origem popular: o caso da Universidade Federal Fluminense. 2009. 115f. Dissertação (Mestrado em Política Social) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2009.
Subject(s)
Ensino superior
Assistência ao estudante
Política social
Política social
Estudante universitário - aspecto social
Bolsa-treinamento
Universidade Federal Fluminense
Higher education
Student´s assistance programs
Social policy
 
URI
http://app.uff.br/riuff/handle/1/24053
License Term
CC-BY-SA
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