CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE, STATUS E RELAÇÕES DE GÊNERO DENTRO DOS FANDOMS DE KPOP: UMA ETNOGRAFIA EM GRUPOS DO FACEBOOK
Etnografia virtual
Fandom
KPOP
Redes sociais
Estudos de gênero
Feminismo
Construção de identidade
Música
Coréia (Sul)
Mídia social
Identidade cultural
Cultural anthropology
Virtual ethnography
Fandom
KPOP
Social media
Gender studies
Feminism
Identity construction
Social status
Luz, Tarsila Calixto | Posted on:
2021
Abstract
O pop coreano, que surgiu na década de 1990, vem se popularizando ao redor do mundo com o auxílio da internet e das redes sociais. O Brasil é um dos países que mais consomem esse gênero musical no mundo, segundo os números fornecidos por plataformas de streaming. Em um período da história em que todos fomos forçados a passar mais tempo em casa por causa da pandemia de Covid-19, surge o questionamento de como essas comunidades se organizam e se mantem ativas nas redes sociais. Essa pesquisa foi realizada a partir de uma etnografia virtual em quatro grupos de Facebook dedicados a fãs de KPOP no Brasil durante seis meses. A partir do trabalho etnográfico e da análise da produção literária no tema, discutimos questões relacionadas a construção de identidade dos fãs, o que faz de um fã ser bom ou ruim de acordo com os parâmetros da comunidade, status e relações de gênero dentro da indústria do KPOP e como elas se traduzem na comunidade a partir das noções de feminismo, papeis e igualdade de gênero possuídas pelo Fandom.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoPublisher
Universidade Federal Fluminense
Subject(s)
Antropologia culturalEtnografia virtual
Fandom
KPOP
Redes sociais
Estudos de gênero
Feminismo
Construção de identidade
Música
Coréia (Sul)
Mídia social
Identidade cultural
Cultural anthropology
Virtual ethnography
Fandom
KPOP
Social media
Gender studies
Feminism
Identity construction
Social status