• português (Brasil)
    • English
    • español
  • Português (Brasil) 
    • Português (Brasil)
    • English
    • Español
  • Entrar
          AJUDA
Pesquisa
avançada
     
Ver item 
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • IC - Instituto de Computação
  • BSI - Curso de Graduação em Sistemas de Informação - Bacharelado - Niterói
  • BSI - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói
  • Ver item
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • IC - Instituto de Computação
  • BSI - Curso de Graduação em Sistemas de Informação - Bacharelado - Niterói
  • BSI - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói
  • Ver item
JavaScript está desabilitado no seu navegador. Algumas funcionalidades deste site podem não funcionar.

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresOrientador(es)TítulosAssuntosDepartamentoProgramaTipoTipo(s) de AcessoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresOrientador(es)TítulosAssuntosDepartamentoProgramaTipoTipo(s) de Acesso

Estatística

Ver as estatísticas de uso
application/pdf

Visualizar/Abrir
UFF_BSI_NBR6022-2018_BI_RAFAEL... (1007.Kb)

Coleções
  • BSI - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói

Estatísticas
Metadata
Mostrar registro completo
ANÁLISE DE TRANSFERÊNCIAS DE RECURSOS DA UNIÃO PARA OS ESTADOS A PARTIR DE DADOS DO PORTAL DE TRANSPARÊNCIA: UM ESTUDO DE CASO
Costa, Rafael Teogenes da et al. | Postado em: 2021
Resumo
Na sociedade brasileira, é crescente a conscientização das pessoas em relação aos gastos públicos. Não bastando apenas disponibilizar os dados referentes a estes gastos, é notória a necessidade de uma forma simplificada de analisá-los. A proposta deste trabalho é apresentar uma ferramenta de visualização e análise de dados abertos, fazendo um estudo de caso das transferências federais aos estados da federação brasileira. Concluímos que, após a revisão, a ferramenta se mostrou satisfatória em simplificar a análise de uma considerável quantidade de dados. Analisamos três trabalhos que também tratam de visualização de dados, assim como a ferramenta desenvolvida neste trabalho. Com base na literatura e nas ferramentas relacionadas, foram identificados os momentos exatos em que os conceitos básicos de ETL podem ser observados e, por fim, aplicamos critérios de avaliação das visualizações da ferramenta. Na etapa final, ajustamos o aplicativo de acordo com a referida avaliação, com o intuito de melhorar a experiência de uso. Nesta etapa, atingimos o nosso objetivo, de testar o aplicativo desenvolvido utilizando um sistema formal de avaliação previamente proposto. Objetivando ajustá-lo de forma a oferecer a melhor experiência possível para o usuário final, em nosso estudo de caso específico .
[Texto sem Formatação]
Autor
Costa, Rafael Teogenes da
Oliveira, Luiz Felipe Passos de
Tipo de documento
Trabalho de conclusão de curso
Publicador
Universidade Federal Fluminense
Fonte
COSTA, Rafael Teogenes da; OLIVEIRA, Luiz Felipe Passos de. Análise de transferências de recursos da União para os Estados a partir de dados do Portal de Transparência: um estudo de caso. 2021. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.
Assunto(s)
Análise de dados
Dados públicos
Visualização de dados
Sistema de informação
Informação pública
Transparência na administração pública
Data analysis
Open date
Data visualization
 
URI
http://app.uff.br/riuff/handle/1/24061
Termo da Licença
CC-BY-SA
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace

  Entre em contato

 Fale com um bibliotecário

DSpace  Siga-nos no Instagram