ANÁLISE SOBRE A POPULARIZAÇÃO DO DISCURSO DO MOVIMENTO ESCOLA SEM PARTIDO
Ideologia
Neopentecostalismo
Discurso
Manifestações de 2013
Educação
Conservadorismo
Escola
Ideologia
Conservadorismo
Análise do discurso
Movement school without party
Ideology
Neo-pentecostalism
Discourse
Brazil´s 2013 protests
Education
Conservatism
Silva, Janaina Schequenne Miguel da | Posted on:
2021
Abstract
Este trabalho tem como objetivo analisar a popularização do Movimento Escola Sem Partido, na busca por entender como uma iniciativa que discute uma questão tão conceitual como a neutralidade, alcançou tamanho apoio popular. Por meio da análise de discurso, o trabalho busca compreender o papel da ideologia na comunicação e na ciência, principalmente nas ciências humanas; traços culturais religiosos dessa latente moralidade política que compõe o movimento civil; as consequências das manifestações de 2013, isto é, a polarização e politização das redes sociais, como fatores que alavancaram a popularidade do MESP. Todos esses fatores compõem a análise de discurso, sendo uma discussão sobre o próprio discurso produzido pelo movimento e sua contextualização histórica. Por fim, contextualiza a atual situação da educação, que diante de índices negativos necessita repensar o seu papel, já que o distanciamento entre a comunidade e as instituições de ensino têm sido prejudiciais à própria manutenção dessas instituições e à busca por soluções para uma educação de qualidade.
[Texto sem Formatação]
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Document type
Trabalho de conclusão de cursoPublisher
Universidade Federal Fluminense
Subject(s)
Movimento escola sem partidoIdeologia
Neopentecostalismo
Discurso
Manifestações de 2013
Educação
Conservadorismo
Escola
Ideologia
Conservadorismo
Análise do discurso
Movement school without party
Ideology
Neo-pentecostalism
Discourse
Brazil´s 2013 protests
Education
Conservatism