NORMAS DE GÊNERO, VIOLÊNCIA TRANSFÓBICA E EDUCAÇÃO: SITUAÇÕES E DESAFIOS NAS RELAÇÕES DE GÊNERO NO BRASIL
Violência de gênero
Transfobia
Normas sociais
Educação
Identidade de gênero
Violência
Minoria sexual
Sociologia educacional
Gender relations
Gender violence
Transphobia
Social norms
Education
Lima, Lavínia Oliveira de | Posted on:
2021
Abstract
Esse artigo resulta de pesquisa bibliográfica acerca dos impactos das normas de gênero/sexualidade no reconhecimento da transgeneridade/cisgeneridade, na produção da violência de gênero, e na educação, tendo por fundamento a crítica pós-estruturalista à dicotomia sexo-natureza versus gênero-cultura que embasam a teoria queer e abordagens transfeministas brasileiras. Procedeu-se com análise qualitativa de artigos, entrevistas, dossiê e ensaios, para sugerir possibilidades crítico-reflexivas sobre as relações de gênero no Brasil entre sujeitos cis e trans, e o papel da educação e da sociologia escolar em sua reprodução ou ressignificação. As autoras e sites como a ANTRA dão ênfase a classificações patologizantes e essencialistas na reiteração das normas de gênero; tomando por válido incentivar o contato com perspectivas transfeministas e sociológicas acerca da produção das relações violentas.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoPublisher
Universidade Federal Fluminense
Subject(s)
Relações de gêneroViolência de gênero
Transfobia
Normas sociais
Educação
Identidade de gênero
Violência
Minoria sexual
Sociologia educacional
Gender relations
Gender violence
Transphobia
Social norms
Education