Metadata
Show full item record
UMA ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO INTEGRAL COM CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO COM ÊNFASE EM EMPREENDEDORISMO EM UM COLÉGIO ESTADUAL EM CAMPOS DOS GOYTACAZES / RJ
Empreendedorismo
Educação
Ensino Médio
Neoliberalismo
Empreendedorismo
Ensino médio
Educação
Neoliberalism
High school
Education
Entrepreneurship
Santos, Maria Clara Pereira dos | Posted on:
2019
Abstract
A pesquisa analisa a implementação do novo Ensino Médio integral, mais especificamente a oferta do Ensino Técnico em Administração com ênfase em Empreendedorismo, no Colégio Estadual José do Patrocínio, na cidade de Campos dos Goytacazes/RJ, na perspectiva dos alunos. Esta implementação teve início no ano de 2019, a partir da proposta de Reforma do Ensino Médio, que visa uma nova organização curricular e o aumento da carga horária. Desta forma, verificou-se as expectativas desta implementação, aliado ao contexto cultural, regional e socioeconômico da comunidade escolar, levando em consideração a conjuntura educacional e política nacional. Afim de obter estes dados, a pesquisa contou com a observação participante do ambiente escolar e da sala de aula e, ainda, a realização de entrevistas com os discentes. Esses dados coletados foram combinados com a revisão bibliográfica da literatura e a legislação pertinentes ao assunto. Portanto, de acordo com os dados obtidos, foi possível perceber que a reforma educacional para o Ensino Médio, proposta pelo governo, não levou em consideração o contexto e a realidade da escola e dos discentes no ensino técnico integral. Ademais, nota-se como o neoliberalismo está sendo disseminado no campo educacional, tendo em vista a internalização da subjetividade neoliberal analisada por Dardot e Laval (2016) e que também segue a lógica do capital humano, conforme definida por Foucault (2018). Portanto, tem-se uma reflexão acerca de como esta internalização da formação para o empreendedorismo, a partir do novo capitalismo, tem estado presente na vida dos discentes da escola, sem que eles sequer percebam.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoPublisher
Universidade Federal Fluminense
Source
SANTOS, Maria Clara Pereira dos. Uma análise da implementação do novo ensino médio integral com curso técnico em administração com ênfase em empreendedorismo em um colégio estadual em Campos dos Goytacazes/RJ. 2021. Trabalho Final de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) - Universidade Federal Fluminense, Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Campos dos Goytacazes, 2021.Subject(s)
NeoliberalismoEmpreendedorismo
Educação
Ensino Médio
Neoliberalismo
Empreendedorismo
Ensino médio
Educação
Neoliberalism
High school
Education
Entrepreneurship