• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • Português (Brasil)
    • English
    • Español
  • Login
          AJUDA
Pesquisa
avançada
     
View Item 
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • ESR - Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional
  • CSL - Curso de Graduação em Ciências Sociais - Licenciatura - Campos dos Goytacazes
  • CSL - Trabalhos de Conclusão de Curso - Campos dos Goytacazes
  • View Item
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • ESR - Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional
  • CSL - Curso de Graduação em Ciências Sociais - Licenciatura - Campos dos Goytacazes
  • CSL - Trabalhos de Conclusão de Curso - Campos dos Goytacazes
  • View Item
JavaScript está desabilitado no seu navegador. Algumas funcionalidades deste site podem não funcionar.

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of AccessThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of Access

Statistics

View Usage Statistics
application/pdf

View/Open
Maria Clara Monografia_Ciência... (796.5Kb)

Collections
  • CSL - Trabalhos de Conclusão de Curso - Campos dos Goytacazes

Statistics
Metadata
Show full item record
UMA ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO INTEGRAL COM CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO COM ÊNFASE EM EMPREENDEDORISMO EM UM COLÉGIO ESTADUAL EM CAMPOS DOS GOYTACAZES / RJ
Santos, Maria Clara Pereira dos | Posted on: 2019
Abstract
A pesquisa analisa a implementação do novo Ensino Médio integral, mais especificamente a oferta do Ensino Técnico em Administração com ênfase em Empreendedorismo, no Colégio Estadual José do Patrocínio, na cidade de Campos dos Goytacazes/RJ, na perspectiva dos alunos. Esta implementação teve início no ano de 2019, a partir da proposta de Reforma do Ensino Médio, que visa uma nova organização curricular e o aumento da carga horária. Desta forma, verificou-se as expectativas desta implementação, aliado ao contexto cultural, regional e socioeconômico da comunidade escolar, levando em consideração a conjuntura educacional e política nacional. Afim de obter estes dados, a pesquisa contou com a observação participante do ambiente escolar e da sala de aula e, ainda, a realização de entrevistas com os discentes. Esses dados coletados foram combinados com a revisão bibliográfica da literatura e a legislação pertinentes ao assunto. Portanto, de acordo com os dados obtidos, foi possível perceber que a reforma educacional para o Ensino Médio, proposta pelo governo, não levou em consideração o contexto e a realidade da escola e dos discentes no ensino técnico integral. Ademais, nota-se como o neoliberalismo está sendo disseminado no campo educacional, tendo em vista a internalização da subjetividade neoliberal analisada por Dardot e Laval (2016) e que também segue a lógica do capital humano, conforme definida por Foucault (2018). Portanto, tem-se uma reflexão acerca de como esta internalização da formação para o empreendedorismo, a partir do novo capitalismo, tem estado presente na vida dos discentes da escola, sem que eles sequer percebam.
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de curso
Publisher
Universidade Federal Fluminense
Source
SANTOS, Maria Clara Pereira dos. Uma análise da implementação do novo ensino médio integral com curso técnico em administração com ênfase em empreendedorismo em um colégio estadual em Campos dos Goytacazes/RJ. 2021. Trabalho Final de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) - Universidade Federal Fluminense, Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Campos dos Goytacazes, 2021.
Subject(s)
Neoliberalismo
Empreendedorismo
Educação
Ensino Médio
Neoliberalismo
Empreendedorismo
Ensino médio
Educação
Neoliberalism
High school
Education
Entrepreneurship
 
URI
http://app.uff.br/riuff/handle/1/24077
License Term
CC-BY-SA
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace

  Contact Us

 Fale com um bibliotecário

DSpace  Siga-nos no Instagram