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TCC - Carlos Eduardo David Rod... (558.1Kb)

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A IMPORTÂNCIA DA FENOMENOLOGIA SOCIOLÓGICA DE ALFRED SCHUTZ PARA A SOCIOLOGIA: CONTRIBUIÇÕES PARA A IDEIA DE SOCIALIZAÇÃO
Alves, Carlos Eduardo David Rodrigues | Posted on: 2021
Abstract
Alfred Schutz é mais conhecido pelas suas contribuições para os fundamentos da sociologia. Sua principal preocupação consistia em trazer uma elucidação dos pressupostos tomados ingenuamente como evidentes pelos cientistas sociais de sua época, no qual consideravam o fenômeno da intersubjetividade enquanto um dado objetivo do mundo, sem possibilidade de dúvida. Assim, a intersubjetividade ao ser tematizada dentro do mundo da vida como um dado objetivo, se restringiria a um fato da experiência causal fundada em processos psicológicos, perdendo seu caráter originário enquanto uma categoria ontológica fundamental do ser do homem, que efetua a possibilidade de toda e qualquer experiência vivida daquilo que é ser social, isto é, de experimentar, interpretar e compartilhar o mundo com os outros. Portanto, vemos uma tarefa crítica alinhado a uma tarefa positiva nas ciências sociais, recuperando os ideais de Husserl, no qual, a filosofia tem a função de servir como base para as demais ciências, Schutz vê no projeto da fenomenologia a grande oportunidade de trazer uma clareza metodológica e guiar as ciências sociais em um caminho profícuo para o aprimoramento das pesquisas empíricas e teóricas. Ancorando-se nessa lição propedêutica, a pesquisa se debruça em como essa intenção originária pode contribuir para a ampliação da ideia de socialização, um conceito fundamental paras diversas sociologias, como a sociologia da educação e da infância.
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de curso
Publisher
Universidade Federal Fluminense
Subject(s)
Fenomenologia social
Sociologia
Metodologia
Sociologia da educação
Sociologia educacional
Fenomenologia
Socialização
Social Phenomenology
Sociology
Methodology
Sociology of education
 
URI
http://app.uff.br/riuff/handle/1/24081
License Term
CC-BY-SA
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