• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • Português (Brasil)
    • English
    • Español
  • Login
          AJUDA
Pesquisa
avançada
     
View Item 
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • EEAAC - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa
  • EEAAC - Curso de Graduação em Enfermagem - Bacharelado - Niterói
  • EEAAC - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói
  • View Item
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • EEAAC - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa
  • EEAAC - Curso de Graduação em Enfermagem - Bacharelado - Niterói
  • EEAAC - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói
  • View Item
JavaScript está desabilitado no seu navegador. Algumas funcionalidades deste site podem não funcionar.

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of AccessThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of Access

Statistics

View Usage Statistics
application/pdf

View/Open
TCC JULIANA DIAS RANGEL.pdf (317.4Kb)

Collections
  • EEAAC - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói

Statistics
Metadata
Show full item record
A EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE COMO PILAR PARA QUALIFICAÇÃO DE PROFISSIONAIS NA ASSISTÊNCIA DE PRÉ-NATAL
Rangel, Juliana Dias | Posted on: 2021
Abstract
O pré-natal tem como um dos objetivos garantir o desenvolvimento da gestação, assumindo e proporcionando o foco de um parto para um recém-nascido saudável, livre de malefícios para a saúde da mãe e do bebê. É coerente que uma atenção pré-natal que promova um serviço de qualidade e humanizada, ocorra através do desenvolvimento de atividades acolhedoras, onde intervenções e práticas desnecessárias não façam parte de sua caracterização. O trabalho em equipes multiprofissionais na Atenção Básica tornou-se um dos principais instrumentos de intervenção, visto que as decisões e práticas emergem a partir de um pensamento de equipe, além da ampliação da prática de intervenção para além do âmbito individual e clínico. A prática multiprofissional, interdisciplinar, também pode ser encontrada atrelada à humanização e qualificação profissional em outro programa instituído pelo Ministério da Saúde como a transformação nos serviços, no ensino e na condução do sistema de saúde não pode ser considerada questão simplesmente. Este estudo tem por objetivo analisar a relação da qualificação profissional no cuidado pré-natal com o exercício de educação permanente em saúde, buscando relacionar os dados de artigos pré selecionados, abordando temas relativos à identificação das dificuldades encontradas na implementação da educação permanente entre profissionais da assistência pré-natal, mapeamento da dimensão do alcance da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde nos setores pré-natal e avaliação, dentro da literatura, das conseqüências da prática de educação permanente para a equipe multiprofissional do setor pré-natal. Trata-se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa, com empenho de alcançar os objetivos do trabalho, por meio de uma revisão integrativa de literatura. O conteúdo em pesquisa demonstra a relação do investimento da prática de Educação Permanente em Saúde para a qualificação na assistência e do acesso adequado à gestante, visando a humanização e integralidade do cuidado.
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de curso
Source
Rangel, Juliana Dias. A Educação permanente em saúde como pilar para qualificação de profissionais na assistência de pré-natal. 2021. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)-Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, 2021.
Subject(s)
Cuidado pré-natal
Educação permanente em saúde
Qualificação profissional
Capacitação profissional
Cuidado pré-natal
Educação em saúde
Prenatal care
Permanent health education
Professional qualification
 
URI
http://app.uff.br/riuff/handle/1/24103
License Term
CC-BY-SA
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace

  Contact Us

 Fale com um bibliotecário

DSpace  Siga-nos no Instagram