• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • Português (Brasil)
    • English
    • Español
  • Login
          AJUDA
Pesquisa
avançada
     
View Item 
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • FEUFF - Faculdade de Educação
  • POSEDUC - Programa de Pós-Graduação em Educação - Niterói
  • POSEDUC - Mestrado - Niterói
  • POSEDUC - Dissertações - Niterói
  • View Item
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • FEUFF - Faculdade de Educação
  • POSEDUC - Programa de Pós-Graduação em Educação - Niterói
  • POSEDUC - Mestrado - Niterói
  • POSEDUC - Dissertações - Niterói
  • View Item
JavaScript está desabilitado no seu navegador. Algumas funcionalidades deste site podem não funcionar.

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of AccessThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of Access

Statistics

View Usage Statistics
application/pdf

View/Open
DISSERTAÇÃO OK PDF.pdf (1.165Mb)

Collections
  • POSEDUC - Dissertações - Niterói

Statistics
Metadata
Show full item record
O LIVRO DE OCORRÊNCIA ESCOLAR COMO INSTRUMENTO DO PODER DISCIPLINADOR NA ESCOLA A PARTIR DE UMA ABORDAGEM FOUCAULTIANA
Silva, Mario César Cajé | Posted on: 2021
Abstract
Esta Dissertação tem como objetivo apreender o sentido dado ao livro de ocorrência na escola enquanto instrumento disciplinador dos estudantes, sabendo-se que, muitas vezes, têm preva- lecido no cotidiano escolar relações baseadas na vigilância e na punição, as quais parecem contrárias à aprendizagem e ao desenvolvimento dos educandos. O trabalho será desenvolvido a partir da pesquisa bibliográfica, por meio de uma abordagem interpretativa e explicativa baseada em textos do período dito genealógico da obra de Michel Foucault. O problema da pesquisa consiste na análise do livro de ocorrência escolar como instrumento disciplinador dos estudantes. Partindo-se do pressuposto de que o livro de ocorrência no contexto educacio- nal atual ainda se constitui como um importante instrumento disciplinador, considera-se rele- vante a abordagem foucaultiana com o intuito de se ampliar e elucidar a discussão que envol- ve a temática do poder disciplinar, já que a abordagem foucaultiana contribui para a compre- ensão das várias formas de controle disciplinar presentes no âmbito institucional e, em parti- cular, nas escolas brasileiras, as quais estão inseridas em um meio social marcado por relações extremamente hierarquizadas, constituídas ao longo da história da sociedade brasileira. O olhar hierárquico que mantém a punição como meio de se estabelecer a disciplina e a ordem na escola parece reproduzir uma cultura que vai de encontro a uma proposta de formação de- mocrática e dialógica que somente se faz possível num ambiente de cooperação e amizade, no qual a confiança e o respeito tornam desnecessárias ações coercivas, punitivas e autoritárias.
[Texto sem Formatação]
Document type
Dissertação
Source
SILVA, Mario César Cajé. O livro de ocorrência escolar como instrumento do poder disciplinador na escola a partir de uma abordagem foucaultiana. 2021. 125f. Dissertação (Mestrado em Educação)- Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.
Subject(s)
Livro de ocorrência
Poder disciplinador
Olhar hierárquico
Educação
Foucault
Educação
Disciplina escolar
Hierarquia
Occurrence book
Disciplinary power
Hierarchical look
Education
Foucault
 
URI
http://app.uff.br/riuff/handle/1/24136
License Term
CC-BY-SA
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace

  Contact Us

 Fale com um bibliotecário

DSpace  Siga-nos no Instagram