O LIVRO DE OCORRÊNCIA ESCOLAR COMO INSTRUMENTO DO PODER DISCIPLINADOR NA ESCOLA A PARTIR DE UMA ABORDAGEM FOUCAULTIANA
Poder disciplinador
Olhar hierárquico
Educação
Foucault
Educação
Disciplina escolar
Hierarquia
Occurrence book
Disciplinary power
Hierarchical look
Education
Foucault
Silva, Mario César Cajé | Posted on:
2021
Abstract
Esta Dissertação tem como objetivo apreender o sentido dado ao livro de ocorrência na escola
enquanto instrumento disciplinador dos estudantes, sabendo-se que, muitas vezes, têm preva-
lecido no cotidiano escolar relações baseadas na vigilância e na punição, as quais parecem
contrárias à aprendizagem e ao desenvolvimento dos educandos. O trabalho será desenvolvido
a partir da pesquisa bibliográfica, por meio de uma abordagem interpretativa e explicativa
baseada em textos do período dito genealógico da obra de Michel Foucault. O problema da
pesquisa consiste na análise do livro de ocorrência escolar como instrumento disciplinador
dos estudantes. Partindo-se do pressuposto de que o livro de ocorrência no contexto educacio-
nal atual ainda se constitui como um importante instrumento disciplinador, considera-se rele-
vante a abordagem foucaultiana com o intuito de se ampliar e elucidar a discussão que envol-
ve a temática do poder disciplinar, já que a abordagem foucaultiana contribui para a compre-
ensão das várias formas de controle disciplinar presentes no âmbito institucional e, em parti-
cular, nas escolas brasileiras, as quais estão inseridas em um meio social marcado por relações
extremamente hierarquizadas, constituídas ao longo da história da sociedade brasileira. O
olhar hierárquico que mantém a punição como meio de se estabelecer a disciplina e a ordem
na escola parece reproduzir uma cultura que vai de encontro a uma proposta de formação de-
mocrática e dialógica que somente se faz possível num ambiente de cooperação e amizade, no
qual a confiança e o respeito tornam desnecessárias ações coercivas, punitivas e autoritárias.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
DissertaçãoSource
SILVA, Mario César Cajé. O livro de ocorrência escolar como instrumento do poder disciplinador na escola a partir de uma abordagem foucaultiana. 2021. 125f. Dissertação (Mestrado em Educação)- Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.Subject(s)
Livro de ocorrênciaPoder disciplinador
Olhar hierárquico
Educação
Foucault
Educação
Disciplina escolar
Hierarquia
Occurrence book
Disciplinary power
Hierarchical look
Education
Foucault