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O ENSINO DE FÍSICA DAS RADIAÇÕES NO NÍVEL MÉDIO: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Muniz, Marcelo Costa | Publicado en: 2013
Resumen
Desde a década de 1990 que muitos estudos vêm sendo feitos em busca de apresentar a Física desenvolvida nos últimos cem anos, chamada de Física Moderna e Contemporânea (FMC) no Ensino Médio (EM). Em caráter oficial a sugestão surge nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o EM, como parte da reformulação desse nível de ensino proposta na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996. No Estado do Rio de Janeiro, apenas em 2012 o Currículo Mínimo coloca a FMC como conteúdo obrigatório visando apresentar conceitos que explicam a tecnologia atual. Dessa maneira propostas são formuladas para facilitar, tanto para os professores como para os alunos, esta introdução, fazendo com que o estudante desenvolva uma aprendizagem significativa e útil. Dentre os diversos conceitos desta nova Física, o tema Física das Radiações é relacionado dentro de um tema maior, Energia Nuclear, que deve ser apresentado no último bimestre do segundo ano. Tido como um conceito apenas discutido por cientistas e especialistas da área, o número de propostas relacionadas a esse tema ainda é pouca. Com o objetivo de dar uma alternativa ao professor e proporcionar a inclusão deste tema dentro da sala de aula, foi montada uma proposta baseada nos conceitos de sequência didática, experimentação e de transposição didática a fim de apresentar a temática de Física das Radiações no EM. A utilização da sequência didática proporciona uma determinada lógica entre os conceitos, juntamente com a transposição didática que faz com que conceitos discutidos por cientistas possam ser apresentados dentro de sala de aula. A utilização de experimentos atrai os alunos e os aproxima da Ciência. Essa proposta foi elaborada para uma Oficina de atualização de professores de Física, e pode ser devidamente adaptada para ser aplicada na escola média. Os objetivos traçados nessa proposta são compatíveis com os descritos pelos documentos oficiais citados e a aplicação da sequência didática proporcionará que tais objetivos sejam atingidos de maneira bem sucedida na sala de aula do EM.
[Texto sem Formatação]
Tipo de documento
Trabalho de conclusão de curso
Editora/Editor
Universidade Federal Fluminense
Fuente
MUNIZ, Marcelo Costa. O ensino de Física das radiações no Nível Médio: uma proposta de sequência didática. 2013. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2013.
Sujeta/Sujeto(s)
Transposição didática
FMC no EM
Física das radiações
Sequência didática
Aprendizagem significativa
Experimentação
Ensino de Física
Didática
Ensino Médio
Radiação
Aprendizagem significativa
Produção intelectual
Didactic Transposition
FMC in MS
Radiation Physics
Sequence Curriculum
Meaningful Learning
Experimentation
 
URI
http://app.uff.br/riuff/handle/1/24188
Término de licencia
CC-BY-SA
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