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PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA ESCOLA E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: UM EXEMPLO ABORDANDO MUDANÇAS DE ESTADOS FÍSICOS DA ÁGUA
Guimarães, Heriédna Cardoso | Publicado en: 2011
Resumen
A política educacional brasileira, em relação ao ensino de Ciências Naturais, tem incorporado resultados das pesquisas em ensino, ao propor que o estudo do seu conteúdo no Ensino Fundamental contribua para que o estudante desenvolva competências e habilidades que lhe permitam compreender o mundo e atuar como indivíduo e como cidadão (BRASIL, 1997). Além disso, sem a compreensão dos fenômenos naturais e das tecnologias que são intrínsecos ao cotidiano, torna-se impossível pensar em uma formação básica que favoreça aos estudantes uma atuação social como cidadãos críticos. Nesse sentido, o MEC recomenda que o conteúdo das Ciências Naturais seja apresentado aos alunos do 1º Segmento do Ensino Fundamental como um conhecimento que colabora para a compreensão do mundo e suas transformações e para o reconhecimento do homem como parte do universo e como indivíduo, de modo que saibam, a partir dos conhecimentos e procedimentos científicos adquiridos, refletir e intervir sobre questões éticas implícitas nas relações entre Ciência, Sociedade e Tecnologia (BRASIL, 1997). Apesar de essas proposições terem sido apresentadas há mais de uma década, percebe-se, em virtude de vivências no contexto escolar, que o ensino das Ciências Naturais, mais especificamente no que se refere aos anos iniciais da Educação Básica, pouco tem contribuído para a futura atuação dos alunos nessa perspectiva. Em outras palavras, a educação formal não tem contribuído significativamente para o processo de alfabetização ou letramento científico dos estudantes. Assim, se por um lado é indiscutível a contribuição da aprendizagem de temas de Física na formação dos estudantes, por outro, percebe-se que a exploração dos mesmos, como objeto de estudo em aulas de Ciências, tem ficado aquém do esperado. A fim de colaborar para mudanças nesse quadro, neste trabalho é apresentado o relato de uma experiência realizada em parceria com professores do 1º Segmento de Ensino Fundamental de uma escola da rede pública estadual do RJ, localizada em Niterói, enfocando a temática ―Mudanças de Estado – o ciclo da água na natureza‖. Desse modo, no início de 2010 foi realizado, através de questionário com perguntas abertas e fechadas, um levantamento junto às professoras da escola supracitada. Os dados obtidos permitiram intensificar o diálogo com as mesmas, resultando no planejamento de um ciclo de oficinas pedagógicas voltadas para a melhoria do ensino de Ciências Naturais e, consequentemente para a melhoria da formação inicial e continuada, respectivamente, de licenciandos em Física e das professoras. Como resultados descatamos: a consolidação do material didático usado na oficina em forma de apostila; a boa receptividade por parte das professoras participantes; a confirmação de que a pouca exploração dos temas de Física no 1º Segmento do Ensino Fundamental se deve, principalmente, à insegurança das professoras em decorrência da forma como a Física foi abordada durante o processo de formação, incluindo o Ensino Médio; a percepção, in lócus, por parte da licencianda sobre o papel do professor de Física na melhoria do ensino de Ciências Naturais do Ensino Fundamental, ou seja, seu papel como formador de futuros educadores.
[Texto sem Formatação]
Tipo de documento
Trabalho de conclusão de curso
Editora/Editor
Universidade Federal Fluminense
Fuente
GUIMARÃES, Heriédna Cardoso. Processo de alfabetização científica na escola e a formação continuada de professores: um exemplo abordando mudanças de estados físicos da água. 2011.84f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2011.
Sujeta/Sujeto(s)
Alfabetização Científica
Ensino Fundamental
Formação de professores
Formação de professor
Ensino Fundamental
Alfabetização Científica
Produção intelectual
Scientific Literacy
Elementary Education
Teacher Education
 
URI
http://app.uff.br/riuff/handle/1/24189
Término de licencia
CC-BY-SA
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