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PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA ESCOLA E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: UM EXEMPLO ABORDANDO MUDANÇAS DE ESTADOS FÍSICOS DA ÁGUA
Guimarães, Heriédna Cardoso | Postado em: 2011
Resumo
A política educacional brasileira, em relação ao ensino de Ciências Naturais, tem incorporado resultados das pesquisas em ensino, ao propor que o estudo do seu conteúdo no Ensino Fundamental contribua para que o estudante desenvolva competências e habilidades que lhe permitam compreender o mundo e atuar como indivíduo e como cidadão (BRASIL, 1997). Além disso, sem a compreensão dos fenômenos naturais e das tecnologias que são intrínsecos ao cotidiano, torna-se impossível pensar em uma formação básica que favoreça aos estudantes uma atuação social como cidadãos críticos. Nesse sentido, o MEC recomenda que o conteúdo das Ciências Naturais seja apresentado aos alunos do 1º Segmento do Ensino Fundamental como um conhecimento que colabora para a compreensão do mundo e suas transformações e para o reconhecimento do homem como parte do universo e como indivíduo, de modo que saibam, a partir dos conhecimentos e procedimentos científicos adquiridos, refletir e intervir sobre questões éticas implícitas nas relações entre Ciência, Sociedade e Tecnologia (BRASIL, 1997). Apesar de essas proposições terem sido apresentadas há mais de uma década, percebe-se, em virtude de vivências no contexto escolar, que o ensino das Ciências Naturais, mais especificamente no que se refere aos anos iniciais da Educação Básica, pouco tem contribuído para a futura atuação dos alunos nessa perspectiva. Em outras palavras, a educação formal não tem contribuído significativamente para o processo de alfabetização ou letramento científico dos estudantes. Assim, se por um lado é indiscutível a contribuição da aprendizagem de temas de Física na formação dos estudantes, por outro, percebe-se que a exploração dos mesmos, como objeto de estudo em aulas de Ciências, tem ficado aquém do esperado. A fim de colaborar para mudanças nesse quadro, neste trabalho é apresentado o relato de uma experiência realizada em parceria com professores do 1º Segmento de Ensino Fundamental de uma escola da rede pública estadual do RJ, localizada em Niterói, enfocando a temática ―Mudanças de Estado – o ciclo da água na natureza‖. Desse modo, no início de 2010 foi realizado, através de questionário com perguntas abertas e fechadas, um levantamento junto às professoras da escola supracitada. Os dados obtidos permitiram intensificar o diálogo com as mesmas, resultando no planejamento de um ciclo de oficinas pedagógicas voltadas para a melhoria do ensino de Ciências Naturais e, consequentemente para a melhoria da formação inicial e continuada, respectivamente, de licenciandos em Física e das professoras. Como resultados descatamos: a consolidação do material didático usado na oficina em forma de apostila; a boa receptividade por parte das professoras participantes; a confirmação de que a pouca exploração dos temas de Física no 1º Segmento do Ensino Fundamental se deve, principalmente, à insegurança das professoras em decorrência da forma como a Física foi abordada durante o processo de formação, incluindo o Ensino Médio; a percepção, in lócus, por parte da licencianda sobre o papel do professor de Física na melhoria do ensino de Ciências Naturais do Ensino Fundamental, ou seja, seu papel como formador de futuros educadores.
[Texto sem Formatação]
Tipo de documento
Trabalho de conclusão de curso
Publicador
Universidade Federal Fluminense
Fonte
GUIMARÃES, Heriédna Cardoso. Processo de alfabetização científica na escola e a formação continuada de professores: um exemplo abordando mudanças de estados físicos da água. 2011.84f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2011.
Assunto(s)
Alfabetização Científica
Ensino Fundamental
Formação de professores
Formação de professor
Ensino Fundamental
Alfabetização Científica
Produção intelectual
Scientific Literacy
Elementary Education
Teacher Education
 
URI
http://app.uff.br/riuff/handle/1/24189
Termo da Licença
CC-BY-SA
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