ANÁLISE DO DESEMPENHO DO SONAR DIFERENCIADOR DE FASE EDGETECH 4600 NA DETECÇÃO DE FEIÇÕES BATIMÉTRICAS DE PEQUENA ESCALA NO ENTORNO DA CIDADE DE FLORIANÓPOLIS, ILHA DE SANTA CATARINA
Sonar diferenciador de fase
Interferometria
Detecção de alvos
Ruído
Superfície batimétrica
Geociências
Florianópolis
Phase discrimination sonars
Sidescan sonar
Interferometry
Target detection
Noise
Bathymetric surface
Camargo, Rafael Sartori Valdiviezo de | Publicado en:
2017
Resumen
A tecnologia dos Sonares Diferenciadores de Fase (SDF) tem passado por avanços significativos para aprimorar a precisão batimétrica e detecção de feições, particularmente em águas rasas. Neste contexto, este trabalho apresenta resultados sobre a detecção de alvos de pequena escala (A tecnologia dos Sonares Diferenciadores de Fase (SDF) tem passado por avanços significativos para aprimorar a precisão batimétrica e detecção de feições, particularmente em águas rasas. Neste contexto, este trabalho apresenta resultados sobre a detecção de alvos de pequena escala (<1 metro3) em três ambientes distintos no entorno de Florianópolis, SC, utilizando-se um SDF Edgetech 4600, e aponta suas vantagens e/ou limitações. O SDF Edgetech 4600, de 540 khz, forneceu simultaneamente batimetria de varredura e imagens de sonar de varredura lateral (SVL). Os dados foram tratados no software Caris Hips & Sips, onde mosaicos e superfícies batimétrica foram criadas. Na região da Ponta das Aranhas, situada no nordeste de Florianópolis, o menor alvo encontrado foi uma depressão de 0,23 m de profundidade e 1,5 m de diâmetro. Também foram registradas grandes feições denominadas megaondulações catenárias. Balanços da embarcação aliados a uma má compensação pelo MRU impuseram limitações ao SDF, degradando significativamente os dados batimétricos. Ruídos mostraram-se uma fonte constante de degradação. Na Lagoa da Conceição, situada na região centro leste de Florianópolis, os menores alvos encontrados foram uma canoa canadense de fibra naufragada, com 0,98 m de largura central; 4,05 m de comprimento; e 0,55 m de altura, onde suas bordas foram bem detalhada, e várias pockmarcks, sendo que a menor resolvida pelo SDF apresentou 0,50 m de diâmetro e 0,03 m de profundidade. As limitações apresentadas neste local estão relacionadas à pequenas distâncias do fundo em que o sistema operou e aos ruídos. No Canal da Barra da Lagoa, também situado na região centro leste de Florianópolis, os menores alvos encontrados foram pequenas rochas dispostas sobre o leito, tendo a menor delas 0,40 m de diâmetro e 0,05 m de altura. Um alvo de formato delgado também foi identificado, medindo 0,80 m de largura e 0,30 a 0,40 m de altura. As limitações apresentadas pelo SDF nesta área estão relacionadas à pequenas distâncias do fundo em que o sistema operou, aos ruídos, à incapacidade de resolver estruturas verticais e múltiplas reflexões. Desta maneira, este estudo mostrou que o SDF Edgetech 4600 é uma ferramenta com plena capacidade de caracterizar bem alvos pequenos, trazendo segurança para a navegação em águas rasas e para população que habita regiões costeiras.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Tipo de documento
DissertaçãoFuente
CAMARGO, Rafael Sartori Valdiviezo de. Análise do desempenho do Sonar Diferenciador de Fase Edgetech 4600 na detecção de feições batimétricas de pequena escala no entorno da cidade de Florianópolis, ilha de Santa Catarina. Dissertação (Mestrado em Dinâmica dos Oceanos e da Terra)-Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017. Orientador: Arthur Ayres Neto.Sujeta/Sujeto(s)
FlorianópolisSonar diferenciador de fase
Interferometria
Detecção de alvos
Ruído
Superfície batimétrica
Geociências
Florianópolis
Phase discrimination sonars
Sidescan sonar
Interferometry
Target detection
Noise
Bathymetric surface
Término de licencia
CC-BY-SAEl ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: