ALÉM DA AULA: A BIBLIOTECA ESCOLAR AVALIADA POR PROFESSORES DA REDE PÚBLICA EM CAMPO GRANDE, RIO DE JANEIRO
Ensino
Bibliotecário
Professor
Biblioteca escolar
Professor
Ensino público
Bibliotecário
School library
Teaching
Librarian
Teacher
Martins, Clarissa dos Ramos | Posted on:
2018
Abstract
O presente trabalho objetiva analisar a relação entre biblioteca e escola. Apresenta uma pesquisa bibliográfica e uma de campo, aplicada em três escolas municipais do bairro de Campo Grande, Rio de Janeiro, onde 19 professores responderam a um questionário com 25 perguntas. Discorre sobre o início da aprendizagem da leitura. Exibe as barreiras que o jovem tem em relação à leitura. Disserta acerca das leis sobre a biblioteca escolar e o manifesto IFLA. Discursa a respeito da inclusão de usuários especiais e como cativá-los. Relata sobre a diferença de biblioteca escolar, biblioteca infantil e sala de leitura. Aponta o papel do bibliotecário frente a uma biblioteca escolar. Expõe também o papel do professor no âmbito da biblioteca escolar. Contextualiza o trabalho do bibliotecário com o do professor na educação dos jovens na rede pública de ensino. Expõe a avaliação de professores do ensino público de Campo Grande, acerca das bibliotecas de sua escola. Conclui que há pouco preparo dos professores e pedagogos quanto à biblioteconomia e sua relação com o ensino numa escola.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoPublisher
Universidade Federal Fluminense
Source
Martins, Clarissa dos Ramos. Além da aula: a biblioteca escolar avaliada por professores da rede pública em Campo Grande, Rio de Janeiro. 2018. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2018.Subject(s)
Biblioteca escolarEnsino
Bibliotecário
Professor
Biblioteca escolar
Professor
Ensino público
Bibliotecário
School library
Teaching
Librarian
Teacher