• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • Português (Brasil)
    • English
    • Español
  • Login
          AJUDA
Pesquisa
avançada
     
View Item 
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • ICEx - Instituto de Ciências Exatas
  • PROFQUI - Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional - Volta Redonda
  • PROFQUI - Dissertações - Volta Redonda
  • View Item
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • ICEx - Instituto de Ciências Exatas
  • PROFQUI - Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional - Volta Redonda
  • PROFQUI - Dissertações - Volta Redonda
  • View Item
JavaScript está desabilitado no seu navegador. Algumas funcionalidades deste site podem não funcionar.

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of AccessThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of Access

Statistics

View Usage Statistics
application/pdf

View/Open
Dissertação (7.530Mb)
Produto Educacional (1.364Mb)

Collections
  • PROFQUI - Dissertações - Volta Redonda

Statistics
Metadata
Show full item record
O USO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM O JOGO ‘ADIVINHANDO A MOLÉCULA’ PARA O ENSINO DE FUNÇÕES OXIGENADAS E NITROGENADAS
Mendes, Janaina do Nascimento | Posted on: 2021
Abstract
Atualmente estudos têm mostrado que o ensino da Química no Ensino Médio tem sido ministrado de forma tradicional em sala de aula tornando seus conteúdos desinteressantes e abstratos, sem conexão com o mundo atual e globalizado. O uso de recursos didáticos como o jogo tem importante papel no processo de ensino- aprendizagem, além de suscitar no aluno a vontade de aprender, motivação e envolvimento aos conteúdos. O objetivo desta dissertação foi utilizar uma sequência didática com o jogo ‘Adivinhando a Molécula’ para o ensino de funções oxigenadas e nitrogenadas, realizando debates, busca de informações a fim dos estudantes se familiarizem com as moléculas e as funções, tendo o jogo como motivador na aprendizagem das funções orgânicas. Este documento baseia-se nos pressupostos teóricos de Lev Vygotsky e de Jean Piaget, trazendo vertentes importantes da socialização, do desenvolvimento cognitivo e da construção do conhecimento potencial dos alunos utilizando-se de recursos que sejam motivadores e que promovam o protagonismo do estudante. A sequência didática foi baseada nos Três Momentos Pedagógicos e foi aplicada a alunos de uma Escola Estadual na cidade de Tremembé – SP. Observou-se que este trabalho atingiu de maneira bastante satisfatória os objetivos de aprendizagem a que se propôs, tendo demonstrado seu ponto forte na aplicação do jogo didático, que tornou o processo de ensino e aprendizagem mais eficiente, estimulante e prazeroso. Além disso, observou-se a permanência de uma atitude de maior interesse, motivação e desejo de alcançar bom desempenho, mesmo após a aplicação do jogo, observando-se uma mudança de postura por parte da maioria dos alunos no momento de realizar a atividade avaliativa final
[Texto sem Formatação]
Document type
Dissertação
Source
MENDES, Janaina do Nascimento. O uso de sequência didática com o jogo ‘adivinhando a molécula’ para o ensino de funções oxigenadas e nitrogenadas. 2021. 98 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Química) – Universidade Federal Fluminense, Instituto de Ciências Exatas, Volta Redonda, RJ.
Subject(s)
Jogo
Sequência didática
Funções orgânicas
Momentos pedagógicos
Ensino de química
Ensino médio
Recurso didático
Game
Didactic sequence
Pedagogical moments
Organic functions
 
URI
http://app.uff.br/riuff/handle/1/24239
License Term
CC-BY-SA
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace

  Contact Us

 Fale com um bibliotecário

DSpace  Siga-nos no Instagram