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O INSTITUTO JELSON DA COSTA ANTUNES E O PAPEL DAS ENTIDADES DO TERCEIRO SETOR PARA EFETIVAÇÃO DO DIREITO FUNDAMENTAL À EDUCAÇÃO
Feitosa, Poliana Calegario | Posted on: 2021
Abstract
O direito fundamental à educação é reconhecido constitucionalmente em cláusula pétrea e compõe as normas de Ordem Social. Cabe ao Estado, através da sua atuação positiva, o dever de efetivar o direito à educação, conjuntamente com os demais direitos sociais assegurados pelo legislador originário. No entanto, as atividades desempenhadas pelo ente público não são capazes de garantir a todos os cidadãos seus direitos. Dessa forma, abre-se a possibilidade para atuação da iniciativa privada nesse âmbito, sob sua disciplina e controle, através de concessão, permissão ou autorização. Constituídos sob a forma jurídica de Associações ou Fundações, essas entidades compõem o Terceiro Setor, e atuam para a concretização dos direitos sociais, tendo como motivação a caridade e filantropia, esvaziados do escopo lucrativo. O Instituto Jelson da Costa Antunes é uma dessas instituições. Atua na esfera assistencialista e educacional, na região metropolitana do Rio de Janeiro, e representa uma das aproximadamente 237 mil instituições congêneres atuantes no Brasil até o ano de 2016.
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de curso
Publisher
Universidade Federal Fluminense
Source
FEITOSA, Poliana Calegario. O Instituto Jelson da Costa Antunes e o papel das entidades do terceiro setor para efetivação do direito fundamental à educação. Orientador: Lincoln Antônio de Castro. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade de Direito, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.
Subject(s)
Direitos Fundamentais
Educação
Terceiro Setor
Associações
Direitos fundamentais
Educação
Terceiro Setor
Associações
Produção Intelectual
Fundamental rights
Education
Third Sector
Associations
 
URI
http://app.uff.br/riuff/handle/1/24263
License Term
CC-BY-SA
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