• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • Português (Brasil)
    • English
    • Español
  • Login
          AJUDA
Pesquisa
avançada
     
View Item 
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • ESD - Faculdade de Direito
  • SGD - Curso de Graduação em Direito - Bacharelado - Niterói
  • SGD - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói
  • View Item
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • ESD - Faculdade de Direito
  • SGD - Curso de Graduação em Direito - Bacharelado - Niterói
  • SGD - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói
  • View Item
JavaScript está desabilitado no seu navegador. Algumas funcionalidades deste site podem não funcionar.

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of AccessThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of Access

Statistics

View Usage Statistics
application/pdf

View/Open
PEDRO MARQUES DE PAULA.pdf (654.7Kb)

Collections
  • SGD - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói

Statistics
Metadata
Show full item record
RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO PELA DEMORA NA PRESTAÇÃO JURISDICIONAL
Paula, Pedro Marques de | Posted on: 2021
Abstract
Este escrito se debruça acerca da possibilidade de responsabilização do Poder Judiciário em decorrência da demora, ou não, na prestação da tutela jurisdicional. Para tal, foi analisado o instituto da responsabilidade civil, e sua influência no Poder Público e na Sociedade ao longo da história. Foi objeto de estudo a atividade jurisdicional enquanto múnus público, e sua relação com o dever de indenizar nos casos de morosidade na sua prestação. Deu-se especial ênfase à vetusta tese de não incidência, sobre o Poder Judiciário, da cláusula que apregoa a responsabilidade civil por conduta omissiva. Isto, por via de pesquisa bibliográfica, bem como da legislação e da jurisprudência. Do exame foi chegada à conclusão de que o ordenamento jurídico pátrio, nomeadamente a Constituição Federal e o Código Civil, estão em consonância com a tese de que a atuação vagarosa do Judiciário enseja responsabilidade civil por parte do Estado. À base do estudo, encontra-se a relação fundamental entre as pessoas e o Poder Público.
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de curso
Publisher
Universidade Federal Fluminense
Source
PAULA, Pedro Marques de. Responsabilidade civil do estado pela demora na prestação jurisdicional. Orientador: Raquel Nery Cardozo. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade de Direito, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.
Subject(s)
Responsabilidade Civil
Estado
Demora
Prestação jurisdicional
Responsabilidade Civil
Estado
Demora
Prestação Jurisdicional
Produção Intelectual
Civil responsibility
State
Delay Adjudication
 
URI
http://app.uff.br/riuff/handle/1/24265
License Term
CC-BY-SA
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace

  Contact Us

 Fale com um bibliotecário

DSpace  Siga-nos no Instagram