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Title: Aprender para ensinar, doutrinar para salvar: a formação da sabedoria cristã do Abade Guiberto de Nogent (c. 1055-c.1125) Monodiae (c. 1115)
Authors: Lanzieri Júnior, Carlile
metadata.dc.contributor.advisor: Ferreira, Roberto Godofredo Fabri
Issue Date: 2013
Citation: LANZIERI JÚNIOR, Carlile. Aprender para ensinar, doutrinar para salvar: a formação da sabedoria cristã do Abade Guiberto de Nogent (c. 1055-c.1125) Monodiae (c. 1115). 2013. 360 f. Tese (Doutorado em História) – Departamento de História, Universidade Federal Fluminense Niterói, 2013. Disponível em: <http://www.historia.uff.br/stricto/td/1530.pdf>.
Abstract: Esta pesquisa analisa as diferentes etapas da formação intelectual do abade Guiberto de Nogent (c.1055-c.1125) em Monodiae (c.1115) e outros de seus escritos. Entretanto, ela vai além do desenvolvimento deste personagem no sentido estritamente acadêmico ou letrado. Como as orientações monásticas, inspiradas na Antiguidade, não separavam ética (sapientia) e saber (scientia), pretende-se entender Guiberto em sua procura por ascensão espiritual através da sapiência que acumulou e situá-lo na pedagogia e debates intelectuais de sua época. Pedagogia que se dividia em punições, exercícios práticos e diálogos constantes; sapiência que estava na base de um cristianismo mais vivido que teorizado, e que se situava além dos muros de igrejas e mosteiros. Cristianismo vivido que acompanhou Guiberto e se mostrou presente em tudo que escreveu e que permitiu observar o quanto eram porosas as fronteiras entre escrito e oral no medievo. Assim, o ambiente cultural no qual Guiberto viveu foi reconstruído não somente a partir das palavras que deixou, mas também com base no que ele possivelmente leu, ouviu e experienciou. Igualmente, foi demonstrado que o autor de Monodiae, baseado em vivências particulares, descobriu ocasião propícia para expressar sua maneira de compreender a vida e ensinar a possíveis leitores como edificar um mundo melhor. Para Guiberto, tarefa possível pela conquista da sabedoria que não estava apenas nos livros ou aulas com importantes mestres.
metadata.dc.description.abstractother: This research analyzes the different steps of the intellectual formation of the abbot Guiberto of Nogent (ca. 1055 – ca. 1125) in his Monodiae (ca. 1115) and other of his writings. However, it goes beyond the growth of this personage in a strictly academic sense or literate. As the monastic guidelines, inspired by Antiquity, did not separate ethics (sapientia) from knowledge (scientia), we intend to understand Guibert in his quest for spiritual rise through wisdom that he amassed and situate him in the pedagogy and intellectual debates of his time. Pedagogy was divided in punishments, practical exercises and constant dialogues; wisdom that was on the basis of a Christianity more experienced than theorized, and it was located beyond the walls of churches and monasteries. Lived Christianity that accompanied Guiberto and was present in everything that he wrote and allowing to observe how were porous the boundaries between the written and the oral in the Middle Ages. Thus, the cultural environment in which he lived was rebuilt not only from the words that he left, but also based on which he possibly read, heard and experienced. Likewise, it has been shown that the author of Monodiae, based on private experiences, discovered the opportunity to express his way of understanding the life and also teaching to possible readers how to construct a better world. For Guibert, a possible task by wisdom conquest that was not only in the books or classes with important masters.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/243
Appears in Collections:PPGH - Teses e Dissertações

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