Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/2434
Title: Letramento informacional: contribuições da biblioteca escolar
Authors: Sousa, Janete Fontes de
metadata.dc.contributor.advisor: Cabral, Rosimere Mendes
metadata.dc.contributor.members: Souza, Elisabete Gonçalves de
Badini, Sandra Borges
Issue Date: 13-Oct-2016
Abstract: Este trabalho monográfico tem como objetivo apresentar algumas reflexões e análises a respeito das ações da biblioteca escolar no Letramento informacional principalmente nas últimas décadas em que a Sociedade da informação vem provocando mudanças significativas no processo de ensino-aprendizagem na educação básica brasileira. A metodologia utilizada para a realização desta monografia foi a revisão de literatura sobre as bibliotecas escolares brasileiras, sobre a educação e aspectos relacionados com o Letramento informacional. Descreve os principais acontecimentos da historia da educação desde o período colonial até os dias atuais, e seguem: como sucedeu o processo de dominação; a forma de instrução na colônia; sua estrutura pedagógica; as conturbações do período; suas revoluções e crises políticas. Aborda as contribuições da biblioteca para ensino e para a leitura, o potencial dos livros e dos impressos, a precariedade dos sistemas escolares. Relata a atuação do bibliotecário na Sociedade da informação, conceitua definições, esclarece a atuação do profissional da informação. Questiona os instrumentos de aprendizagem, o papel informacional, as dificuldades, os obstáculos e o respaldo científico para a prática de ações pedagógicas na biblioteca. Concluem-se as habilidades do Letramento informacional, suas definições, sua contextualização histórica, dificuldades e aplicabilidade na educação.
metadata.dc.description.abstractother: This monograph aims to present some reflections and analysis regarding the actions of the school library in information literacy especially in recent decades in the information society has led to significant changes in the teaching-learning process in the Brazilian basic education. The methodology used for the realization of this monograph was the literature review on Brazilian school libraries, about education and aspects of the informational literacy. It describes the key educational history of events from the colonial period to the present day, and follow: as happened the process of domination; the form of instruction in the colony; its pedagogical structure; the upheavals of the period; their revolutions and political crises. Discusses the contributions of the library for teaching and reading, the potential of books and printed, poor school systems. Reports the performance of the librarian in the information society, defines settings, clarifies the role of the information professional. Questioning the learning tools, the informational role, the difficulties, the obstacles and the scientific support for the practice of educational activities in the library. Conclude the abilities of informational literacy, its settings, its historical context, difficulties and applicability in education.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/2434
Appears in Collections:GGB - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SOUSA, Janete.pdf326.76 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons