Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/2438
Title: Preservação, conservação e restauração em livros infantis: o hospital do livro
Authors: Oliveira, Flavia Braga
metadata.dc.contributor.advisor: Vogel, Michely Jabala Mamede
metadata.dc.contributor.advisorco: Cabral, Rosimere Mendes
metadata.dc.contributor.members: Badini, Sandra Borges
Issue Date: 13-Oct-2016
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: O projeto do Hospital do Livro surgiu ao ver a necessidade em orientar as crianças da Unidade de Educação Infantil do Colégio Universitário Geraldo Reis de que os livros são de utilização de todos os frequentadores da Biblioteca Flor de Papel. A restauração em livros infantis mostrou-se um grande desafio, pela falta de literatura, igualmente as oficinas com as crianças, pela forma de abordagem nas turmas multi-idade. Neste trabalho o objetivo foi expor a importância da preservação, conservação e restauração das obras infantis com o propósito de ratificar a importância da formação do leitor desde tenra idade. A metodologia aplicada foi realizada através de levantamento de literatura sobre bibliotecas escolares, bibliotecas infantis e preservação dos livros e documentos, além do trabalho de campo exercido na Biblioteca Flor de Papel. Ao final, percebeu-se que a biblioteca exerce sua função na área de preservação, conservação e restauração, apesar das dificuldades. Além disso, também cumpre seu papel na educação dos usuários no sentido do cuidado com os livros.
metadata.dc.description.abstractother: The Hospital Books project came to see the need to guide the children of Child Education Unit of the University College Geraldo Reis that the books are using all goers Paper Flower Library. The restoration in children's books proved to be a major challenge, the lack of literature, also workshops with children, the way of approach to multi-age classes. In this work the aim was to expose the importance of preservation, conservation and restoration of children's books in order to ratify the importance of training the reader from an early age. The methodology applied was carried out through literature survey on school libraries, children's libraries and preservation of books and documents, and the exercised fieldwork in Paper Flower Library. At the end, it was realized that the Library plays its role in the preservation area, conservation and restoration, despite the difficulties. It also fulfills its role in educating users towards the care of the books.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/2438
Appears in Collections:GGB - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
OLIVEIRA, Flavia.pdf15.54 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons