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Title: O prontuário como sistema de informação em saúde: fatores que interferem na qualidade de seu preenchimento
Authors: Borges, Mariana dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor: Christovam, Barbara Pompeu
metadata.dc.contributor.members: Souza, Deise Ferreira de
Correia, Dayse Mary da Silva
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: Borges, Mariana dos Santos. O prontuário como sistema de informação em saúde: fatores que interferem na qualidade de seu preenchimento. 2016. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem e Licenciatura)-Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016
Abstract: Introdução: Estudo aborda a avaliação das condições de preenchimento dos prontuários da Policlínica Comunitária de Jurujuba no que se refere à qualidade de registros das condições de saúde e obtenção de indicadores que possibilitem ações em saúde na comunidade afim de identificar falhas em registros dos cuidados obtidos e informações relevantes, que dificultam não só a comunicação entre a equipe, mas também planejamento e avaliação das intervenções a serem realizadas para melhora do quadro e prognóstico. Questão da pesquisa: Quais as lacunas no preenchimento das informações demográficas e de saúde nos prontuários? Objetivos: Mapear o registro das informações inseridas nos prontuários relacionadas à qualidade, identificação e legibilidade. Analisar a qualidade do preenchimento dos prontuários pela equipe multidisciplinar. Metodologia: Trata-se de um estudo exploratório-descritivo, de abordagem quantitativa, retrospectivo, realizado na Policlínica Comunitária de Jurujuba. Foram considerados, após os critérios de inclusão e exclusão, o total de 347 prontuários. Resultados: Neste capítulo são apresentados dados coletados, onde são organizados em três categorias: Prontuários distribuídos por localidade, Perfil dos prontuários por especialidade, Perfil de preenchimento. Considerações finais: finaliza-se esse estudo mostrando que os instrumentos de gestão são primordiais para uma gestão de qualidade, bem como avaliação do serviço oferecido, condições de serviço por parte dos profissionais, de forma a embasar e potencializar as suas ações para que tenham mais resultados, de forma mais eficaz
metadata.dc.description.abstractother: Introduction: This study deals with the evaluation of the fulfillment of conditions of the Polyclinic Community Jurujuba of records regarding the quality records of health and obtaining indicators for the health actions in the community in order to identify gaps in records of care obtained and relevant information to make not only the communication between the team, but also planning and evaluation of interventions to be undertaken for improvement of the condition and prognosis. Research question: What are the gaps in filling demographic and health information from medical records? Objectives: Mapping the record of the information entered in the records related to quality, identification and legibility. To analyze the quality of information from medical records by the multidisciplinary team. Methodology: This is an exploratory-descriptive study, quantitative, retrospective approach, held at Community Polyclinic Jurujuba. They were considered, after the criteria for inclusion and exclusion, total 347 records. Results: This chapter presents data collected, which are organized into three categories: Medical records distributed by location, profile of records by specialty, filling profile. Final Thoughts: finish up this study showing that the management tools are essential for quality management and evaluation of the service offered, conditions of service by professionals in order to base and strengthen their actions to have more results in a more effective manner
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/2447
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