MONITORIA EM TEMPOS DE PANDEMIA: OS DESAFIOS DO ENSINO REMOTO NA DISCIPLINA ÉTICA E INFORMAÇÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - UFF
Monitoria na graduação
Ensino remoto na pandemia
Monitoria
Pandemia
Ensino superior
Remote monitoring
Monitoring in the graduation course
Remote teaching during the pandemic
Junqueira, Tainara Terra | Posted on:
2021
Abstract
Considerando o contexto de pandemia do COVID-19 em que vivemos nos anos de 2020 e 2021, as aulas presenciais precisaram ser repensadas para que não houvesse uma paralização total do ensino público e privado. Muitas foram as dificuldades encontradas para adaptar o ensino presencial à modalidade remota, pois contrariamente ao ensino a distância, as práticas pedagógicas da academia não foram elaboradas para funcionar a distância, e sim de forma presencial. Este trabalho visa relatar a experiência vivenciada na disciplina Ética e Informação, da Universidade Federal Fluminense, durante o primeiro período de 2020, iniciado no mês de setembro, destacando a importância da monitoria neste processo e quais foram as estratégias adotadas, que estratégias foram bem sucedidas, o que podemos fazer para melhorar o aproveitamento. Buscamos também oferecer orientações e sugestões para os próximos professores e monitores que possam vir a enfrentar o mesmo dilema. Pudemos nos apoiar em nossa experiencia própria, consignada em um diário de bordo, em informações coletadas através de questionários aplicados aos alunos da nossa disciplina em relação à situação socioeconômica e possíveis dificultadores para o decorrer das aulas (aplicado no início do semestre) e sobre experiência com a monitoria e do ensino remoto como um todo (aplicado no final do semestre). Além disso, a partir de entrevistas remotas, abordamos as experiências de outros professores do departamento que também puderam contar com a ajuda de monitores durante esse período atípico, destacando a importância da monitoria no ensino remoto.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoPublisher
Universidade Federal Fluminense
Source
Junqueira, Tainara Terra. Monitoria em tempos de pandemia: os desafios do ensino remoto na disciplina Ética e Informação na Universidade Federal Fluminense - UFF. 2021. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2021.Subject(s)
Monitoria remotaMonitoria na graduação
Ensino remoto na pandemia
Monitoria
Pandemia
Ensino superior
Remote monitoring
Monitoring in the graduation course
Remote teaching during the pandemic