Aviso de cookies

Neste site utilizamos cookies analíticos. Os cookies analíticos são utilizados para compreender como os visitantes interagem com o site. Eles ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.

  • Portal do Governo Brasileiro
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • Português (Brasil)
    • English
    • Español
  • Login
          AJUDA
Pesquisa
avançada
     
View Item 
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • Instituto de Arte e Comunicação Social - IACS
  • GGA - Curso de Graduação em Arquivologia - Bacharelado - Niterói
  • GGA - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói
  • View Item
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • Instituto de Arte e Comunicação Social - IACS
  • GGA - Curso de Graduação em Arquivologia - Bacharelado - Niterói
  • GGA - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói
  • View Item
JavaScript está desabilitado no seu navegador. Algumas funcionalidades deste site podem não funcionar.

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of AccessThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of Access

Statistics

View Usage Statistics
application/pdf

View/Open
TAINARA JUNQUEIRA TCC (2021).p... (1.064Mb)

Collections
  • GGA - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói

Statistics
Metadata
Show full item record
MONITORIA EM TEMPOS DE PANDEMIA: OS DESAFIOS DO ENSINO REMOTO NA DISCIPLINA ÉTICA E INFORMAÇÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - UFF
Junqueira, Tainara Terra | Posted on: 2021
Abstract
Considerando o contexto de pandemia do COVID-19 em que vivemos nos anos de 2020 e 2021, as aulas presenciais precisaram ser repensadas para que não houvesse uma paralização total do ensino público e privado. Muitas foram as dificuldades encontradas para adaptar o ensino presencial à modalidade remota, pois contrariamente ao ensino a distância, as práticas pedagógicas da academia não foram elaboradas para funcionar a distância, e sim de forma presencial. Este trabalho visa relatar a experiência vivenciada na disciplina Ética e Informação, da Universidade Federal Fluminense, durante o primeiro período de 2020, iniciado no mês de setembro, destacando a importância da monitoria neste processo e quais foram as estratégias adotadas, que estratégias foram bem sucedidas, o que podemos fazer para melhorar o aproveitamento. Buscamos também oferecer orientações e sugestões para os próximos professores e monitores que possam vir a enfrentar o mesmo dilema. Pudemos nos apoiar em nossa experiencia própria, consignada em um diário de bordo, em informações coletadas através de questionários aplicados aos alunos da nossa disciplina em relação à situação socioeconômica e possíveis dificultadores para o decorrer das aulas (aplicado no início do semestre) e sobre experiência com a monitoria e do ensino remoto como um todo (aplicado no final do semestre). Além disso, a partir de entrevistas remotas, abordamos as experiências de outros professores do departamento que também puderam contar com a ajuda de monitores durante esse período atípico, destacando a importância da monitoria no ensino remoto.
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de curso
Publisher
Universidade Federal Fluminense
Source
Junqueira, Tainara Terra. Monitoria em tempos de pandemia: os desafios do ensino remoto na disciplina Ética e Informação na Universidade Federal Fluminense - UFF. 2021. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2021.
Subject(s)
Monitoria remota
Monitoria na graduação
Ensino remoto na pandemia
Monitoria
Pandemia
Ensino superior
Remote monitoring
Monitoring in the graduation course
Remote teaching during the pandemic
 
URI
http://app.uff.br/riuff/handle/1/24500
License Term
CC-BY-SA
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace

  Contact Us

 Fale com um bibliotecário

DSpace  Siga-nos no Instagram