• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • Português (Brasil)
    • English
    • Español
  • Login
          AJUDA
Pesquisa
avançada
     
View Item 
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • FEUFF - Faculdade de Educação
  • SGP - Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura - Niterói
  • SGP - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói
  • View Item
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • FEUFF - Faculdade de Educação
  • SGP - Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura - Niterói
  • SGP - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói
  • View Item
JavaScript está desabilitado no seu navegador. Algumas funcionalidades deste site podem não funcionar.

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of AccessThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of Access

Statistics

View Usage Statistics
application/pdf

View/Open
REBECCA NUNES JACINTO DE ARAÚJ... (1.777Mb)

Collections
  • SGP - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói

Statistics
Metadata
Show full item record
A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE E DA CULTURA SURDA NO CONTEXTO ESCOLAR
Araújo, Rebecca Nunes Jacinto de | Posted on: 2021
Abstract
Este trabalho monográfico busca discutir a educação de surdos em uma perspectiva cultural e identitária como pressuposto à inclusão na escola regular. O trabalho abarca uma abordagem histórico-crítica da educação de surdos desde a Antiguidade Clássica até os dias atuais, focando na Europa e no Brasil, para problematizamos o processo de segregação social dos surdos e os desdobramentos no processo educacional. Com essa análise, pretendemos enfatizar o significado da luta pela garantia do direito à educação ser para todos, sem exceção. Além disso, refletimos sobre os conceitos de cultura e identidade surda, explicitando a importância da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), para o reconhecimento dos surdos. Para então, discutirmos o papel da escola na valorização da cultura surda e na formação da identidade surda, a fim de trazer mais elementos para o debate social e com isso potencializar mudanças na escola para que ocorra a inclusão plena das pessoas com deficiência auditiva e das pessoas com surdez. A partir desse estudo, procurei compreender o papel que a escola regular ocupa na formação da cultura e da identidade desses alunos, almejando que esta pesquisa colabore com a formação de educadores e com o empoderamento de surdos, que ainda encontram barreiras ao processo de reconhecimento de sua identidade e sua cultura.
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de curso
Publisher
Universidade Federal Fluminense
Subject(s)
Deficiência auditiva
Surdos
Educação
Identidade
Cultura
Pessoa com insuficiência auditiva
Inclusão escolar
Língua Brasileira de Sinais
Hearing impairment
Deaf
Education
Identity
Culture
 
URI
http://app.uff.br/riuff/handle/1/24549
License Term
CC-BY-SA
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace

  Contact Us

 Fale com um bibliotecário

DSpace  Siga-nos no Instagram