A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE E DA CULTURA SURDA NO CONTEXTO ESCOLAR
Surdos
Educação
Identidade
Cultura
Pessoa com insuficiência auditiva
Inclusão escolar
Língua Brasileira de Sinais
Hearing impairment
Deaf
Education
Identity
Culture
Araújo, Rebecca Nunes Jacinto de | Posted on:
2021
Abstract
Este trabalho monográfico busca discutir a educação de surdos em uma
perspectiva cultural e identitária como pressuposto à inclusão na escola regular.
O trabalho abarca uma abordagem histórico-crítica da educação de surdos
desde a Antiguidade Clássica até os dias atuais, focando na Europa e no Brasil,
para problematizamos o processo de segregação social dos surdos e os
desdobramentos no processo educacional. Com essa análise, pretendemos
enfatizar o significado da luta pela garantia do direito à educação ser para todos,
sem exceção. Além disso, refletimos sobre os conceitos de cultura e identidade
surda, explicitando a importância da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), para
o reconhecimento dos surdos. Para então, discutirmos o papel da escola na
valorização da cultura surda e na formação da identidade surda, a fim de trazer
mais elementos para o debate social e com isso potencializar mudanças na
escola para que ocorra a inclusão plena das pessoas com deficiência auditiva e
das pessoas com surdez. A partir desse estudo, procurei compreender o papel
que a escola regular ocupa na formação da cultura e da identidade desses
alunos, almejando que esta pesquisa colabore com a formação de educadores
e com o empoderamento de surdos, que ainda encontram barreiras ao processo
de reconhecimento de sua identidade e sua cultura.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoPublisher
Universidade Federal Fluminense
Subject(s)
Deficiência auditivaSurdos
Educação
Identidade
Cultura
Pessoa com insuficiência auditiva
Inclusão escolar
Língua Brasileira de Sinais
Hearing impairment
Deaf
Education
Identity
Culture