SEMI-AUTOBIOGRAFIA E REALISMO EM SÉRIES TELEVISIVAS: UMA ANÁLISE DE BETTER THINGS E MASTER OF NONE
Autoficção
Semi-autobiografia
Realismo
Autoria
Representação
Seriados de televisão
Realismo
Narrativa
Representação
TV shows
Autofiction
Semi-autobiography
Realism
Authorship
Representation
Pinho, João Pedro | Posted on:
2021
Abstract
Nesta dissertação, analiso o realismo, a narrativa, as representações e as marcas autorais em séries de TV com inspirações autobiográficas que recebem atenção por parte da indústria televisiva estadunidense e seu entorno discursivo. O interesse é entender como a identidade dos criadores dessas obras – que ocupam, também, os papéis de ator protagonista e showrunner – influencia o enredo das mesmas, por meio de características autobiográficas que são impressas nelas. Investigo como o fenômeno da autoficção começou a surgir no cenário da TV estadunidense, e quais tipos de formações discursivas do circuito midiático massivo, assim como valores e demandas socioculturais, catapultaram seu espraiamento nos streamings e nos canais de TV. Ressalto a diferença de autoria e foco temático entre as primeiras semi-autobiografias e as de 2010 em diante, propondo que o cerne voltado à esfera privada das narrativas mais contemporâneas as caracterizam como semi-autobiografias ultrapersonalistas. Verso, também, sobre como a indústria televisiva, os próprios autores das séries e os veículos de jornalismo e entretenimento online lançam mão desse caráter “semi-autobiográfico” com a intenção de legitimar essas obras. Analiso, então, as séries Better Things (2016-presente, FX) e Master of None (2015-presente Netflix), investigando suas estratégias narrativas, visões realistas e como elas trazem representações e discursos narrativos não-hegemônicos – que, por sua vez, estão atravessados pelas figuras de Pamela Adlon e Aziz Ansari: criadores e protagonistas dessas obras. Através da validação biográfica e do direito de narrar, promovo um debate sobre como Adlon e Ansari utilizam suas plataformas discursivas para contestar regimes de representação e como Better Things, especificamente, renega protocolos estruturais-narrativos altamente propagados pela indústria, reivindicando para si uma autonomia narrativa em sua retratação do cotidiano.
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Document type
DissertaçãoSource
PINHO, João Pedro. Semi-Autobiografia e Realismo em Séries Televisivas: uma análise de Better Things e Master of None. 2021. 151f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.Subject(s)
Ficção seriada televisivaAutoficção
Semi-autobiografia
Realismo
Autoria
Representação
Seriados de televisão
Realismo
Narrativa
Representação
TV shows
Autofiction
Semi-autobiography
Realism
Authorship
Representation