A BNCC COMO CURRÍCULO NACIONAL E O DISCURSO DAS COMPETÊNCIAS
Reforma educacional
BNCC
Competências
Base Nacional Comum Curricular
Reforma educacional
Competência
Curriculum
Educational reform
BNCC
Competencies
Viturino, João Ulisses de Sousa | Posted on:
2021
Abstract
Este trabalho monográfico faz uma breve reflexão sobre a implementação da Base Nacional
Comum Curricular no Brasil, buscando se fazer uma reflexão crítica sobre a organização em
torno de competências e habilidades. Sobre o que significa um currículo nacional mobilizado
por competências e quais são as suas consequências para a escola, a criança e a sociedade.
Autores como Michel Foucault e Thomas Popkewitz foram guiando a análise a partir de
conceitos como poder/saber, governamentalidade e Política de Espaço que revela padrões
discursivos historicamente formados do conhecimento, do poder e das instituições.
Entendemos que os organismos internacionais ligados ao trabalho têm guiado a organização
curricular para a busca de resultados na educação brasileira e melhoria dos índices
internacionais de avaliação. Concluiu-se que a reforma produz espaços e discursos sobre a
criança, a escola e o professor que vão se tornando um modelo educacional que de antemão
vai moldando uma determinada sociedade.
[Texto sem Formatação]
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Document type
Trabalho de conclusão de cursoSubject(s)
CurrículoReforma educacional
BNCC
Competências
Base Nacional Comum Curricular
Reforma educacional
Competência
Curriculum
Educational reform
BNCC
Competencies