• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • Português (Brasil)
    • English
    • Español
  • Login
          AJUDA
Pesquisa
avançada
     
View Item 
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • FEUFF - Faculdade de Educação
  • SGP - Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura - Niterói
  • SGP - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói
  • View Item
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • FEUFF - Faculdade de Educação
  • SGP - Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura - Niterói
  • SGP - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói
  • View Item
JavaScript está desabilitado no seu navegador. Algumas funcionalidades deste site podem não funcionar.

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of AccessThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of Access

Statistics

View Usage Statistics
application/pdf

View/Open
JOÃO ULISSES DE SOUSA VITURINO... (772.5Kb)

Collections
  • SGP - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói

Statistics
Metadata
Show full item record
A BNCC COMO CURRÍCULO NACIONAL E O DISCURSO DAS COMPETÊNCIAS
Viturino, João Ulisses de Sousa | Posted on: 2021
Abstract
Este trabalho monográfico faz uma breve reflexão sobre a implementação da Base Nacional Comum Curricular no Brasil, buscando se fazer uma reflexão crítica sobre a organização em torno de competências e habilidades. Sobre o que significa um currículo nacional mobilizado por competências e quais são as suas consequências para a escola, a criança e a sociedade. Autores como Michel Foucault e Thomas Popkewitz foram guiando a análise a partir de conceitos como poder/saber, governamentalidade e Política de Espaço que revela padrões discursivos historicamente formados do conhecimento, do poder e das instituições. Entendemos que os organismos internacionais ligados ao trabalho têm guiado a organização curricular para a busca de resultados na educação brasileira e melhoria dos índices internacionais de avaliação. Concluiu-se que a reforma produz espaços e discursos sobre a criança, a escola e o professor que vão se tornando um modelo educacional que de antemão vai moldando uma determinada sociedade.
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de curso
Subject(s)
Currículo
Reforma educacional
BNCC
Competências
Base Nacional Comum Curricular
Reforma educacional
Competência
Curriculum
Educational reform
BNCC
Competencies
 
URI
http://app.uff.br/riuff/handle/1/24588
License Term
CC-BY-SA
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace

  Contact Us

 Fale com um bibliotecário

DSpace  Siga-nos no Instagram