PONTE OU MURO? DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: PROCESSOS DE AVALIAÇÃO E INTEGRAÇÃO DAS CRIANÇAS
Ensino fundamental
Avaliação
Educação infantil
Ensino fundamental
Avaliação
Child education
Elementary school
Evaluation
Gonçalves, Natália Cardoso | Posted on:
2021
Abstract
Esta monografia tem como objeto de investigação o processo de avaliação das crianças
e o movimento de integração entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. O
desenvolvimento dessa construção foi dividido em três momentos: 1) Estudo e análise de um
importante aporte teórico, buscando contemplar as concepções de Criança, Infância, Educação
Infantil, Educação Fundamental e Avaliação presentes em documentos legais, tais como:
LDB, BNCC, DCNEI e DCNEF. Além de embasamento teórico em autores como
HOFFMAN (2018), CORSINO (2012), KRAMER (1999), PARO (2001) dentre outros que
abordam estas temáticas. 2) Apresentação do ambiente de observação e pesquisa, trazendo a
contextualização da dinâmica de funcionamento e o Projeto Político Pedagógico de uma
instituição privada de ensino tradicional na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, a qual
atuei como professora por quase 10 anos e por questões éticas teve o nome preservado. 3)
Discussão sobre as observações das práticas e estratégias presentes no lócus da pesquisa.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSubject(s)
Educação infantilEnsino fundamental
Avaliação
Educação infantil
Ensino fundamental
Avaliação
Child education
Elementary school
Evaluation