EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: REFLEXÃO E CONSTRUÇÃO DE TRILHAS PARA UM ENSINO DE CIÊNCIAS PROBLEMATIZADOR
Ensino de Ciências, Lei diretrizes e bases, Prática de ensino, Ensino Fundamental
Young people and Adult Education. Teaching Elementary 2. Natural Sciences. Paulo Freire. Educational practices
Silva, Mauro Ricardo Henriques da | Posted on:
2021
Abstract
Esta pesquisa propõe a reflexão e a construção de trilhas para um ensino de ciências problematizador na Educação de Jovens e Adultos (EJA), Fundamental 2 (anos finais), no contexto da Escola Municipal Luiz Gonzaga (EMLG), em São Gonçalo-RJ, a partir da reflexão sobre suas singularidades e do que propõem as diretrizes oficiais para essa modalidade de ensino. Além disso, este estudo buscou entender o currículo que é oferecido, atualmente, pela municipalidade e, por intermédio de investigação e de análise das diretrizes oficiais curriculares, propôs um referencial curricular para o ensino de Ciências da Natureza na EJA com pretensão de atender às peculiaridades dessa modalidade de ensino. O alicerce teórico foi construído na perspectiva da educação crítica e libertadora, de Paulo Freire, que
viabilizou a problematização de situações comuns à realidade das e dos estudantes da EJA, explicitadas pela experienciação do autor ao longo de quase três décadas de atuação nas turmas de EJA da EMLG. A estrutura didático-metodológica foi organizada com base na proposta dos três momentos pedagógicos descritos por Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2009). No que concerne aos resultados deste trabalho, apresentamos nossa avaliação sobre o
formato da EJA atual, sobre a sua contribuição para a formação da autonomia das e dos estudantes e o impacto da Covid-19, nesta pesquisa, que nos obrigou a adaptar as trilhas para a obtenção de informações e impediram a aplicação das práticas educativas nas turmas de EJA. Nesse sentido, a pesquisa bibliográfica, voltou-se para a leitura de publicações sobre o tema e o entendimento dos documentos oferecidas à EJA no âmbito oficial, às críticas, à análise e ao que o Ensino de Ciências dispõe para essa modalidade de ensino. Ao final do estudo, coligimos as propostas didático-metodológicas, bem como as estratégias e recursos didáticos adotados, em um caderno, denominado “Trilhas para um ensino problematizador: coletânea de práticas educativas para o Ensino de Ciências da Natureza na EJA Fundamental 2”, que se converteu no produto educacional desta dissertação.
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Document type
DissertaçãoSource
SILVA, Mauro Ricardo Henriques da. Educação de Jovens e Adultos: reflexão e construção de trilhas para um ensino de ciências problematizador. 2021. 236 f. : il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências da Natureza) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.Subject(s)
Educação de Jovens e Adultos. Ensino Fundamental 2. Ciências da Natureza. Paulo Freire. Práticas educativas.Ensino de Ciências, Lei diretrizes e bases, Prática de ensino, Ensino Fundamental
Young people and Adult Education. Teaching Elementary 2. Natural Sciences. Paulo Freire. Educational practices