OFICINAS EDUCATIVAS PARA MERENDEIRAS DE ESCOLAS MUNICIPAIS DE NITERÓI: APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS
Capacitação em serviço
Educação continuada
Oficinas educativas para merendeiras de escolas municipais de Niterói: aplicação de metodologias ativas
School feeding
Inservice training
Education, continuing
Ferreira, Graziele Vasconcelos | Posted on:
2016
Abstract
O Programa Nacional de Alimentação escolar (PNAE) é o mais antigo programa em vigência no país e tem por objetivos: contribuir no crescimento e desenvolvimento biopsicossocial, na aprendizagem, no rendimento escolar e na formação de hábitos saudáveis e atua como política promotora da Segurança Alimentar e Nutricional. A merendeira é o profissional responsável pela produção de refeição dentro das Unidades de Alimentação e Nutrição Escolar e exerce um papel fundamental para atingir os objetivos do PNAE. A responsabilidade das merendeiras dentro das UANE tem apontado a necessidade de capacitações contínuas e permanentes, sendo importante para promover mudanças comportamentais no processo de trabalho dessas profissionais e garantir adequação nas condições higiênico-sanitárias. A metodologia ativa tem sido empregada em capacitações e trabalham a problematização como estratégias de ensino - aprendizagem, objetivando examinar e refletir suas práticas por meio dos problemas. Este trabalho teve o objetivo de elaborar oficinas educativas com aplicação de metodologias ativas para merendeiras no município de Niterói. O desenvolvimento das oficinas foi dividido em blocos utilizando metodologias ativas: rodas de conversa, dramatização, atividades práticas oficina de técnica e dietética. A análise das falas compreendeu-se pelo tratamento dos dados através da análise de conteúdos, posterior a uma pré-análise. Para obter uma avaliação das oficinas pelas merendeiras foi construído um instrumento de avaliação da oficina para aperfeiçoamento, obtenção de melhores resultados de organização, metodologia e conteúdo, além de um questionário semi-estruturado. As oficinas aconteceram em dois dias diferentes, no primeiro dia estiveram presentes 5 merendeiras e no segundo 4 merendeiras de escolas pertencentes ao pólo 2 e 4 do município de Niterói. As oficinas aconteceram no Laboratório de Técnica Dietética da Faculdade de Nutrição Emília de Jesus Ferreiro com carga horária de três horas. A execução das oficinas foi dividida em 4 partes: dramatização, oficina ‘’mãos limpas’’, higienização e de hortaliças e frutas e oficina culinária. Ao analisar as falas ditas durante o momento de discussão das oficinas realizadas, pode-se conhecer diversas dificuldades vividas pelas profissionais que atuam em escolas diferentes e que um problema está estreitamente ligado ao outro. Durante o desenvolvimento das oficinas pode-se perceber a importância do uso das metodologias ativas, devido ao ambiente facilitador para discussão sobre as dificuldades vivenciadas pelas merendeiras. Na avaliação das oficinas, a maioria classificou os conteúdos utilizados como muito bom e gostaram das atividades. A partir deste estudo foi possível concluir que a aplicação de metodologias ativas em capacitações para merendeiras foi eficaz para reconhecer as dificuldades vividas por essas profissionais e por promover um ambiente aberto para a troca de experiências e conhecimento. Por meio da avaliação das atividades feita pelas merendeiras, percebeu-se que o uso das metodologias ativas foi bem aceito, demonstrando a necessidade de se replicar oficinas que tenham essa característica.
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Document type
Trabalho de conclusão de cursoSubject(s)
Alimentação escolarCapacitação em serviço
Educação continuada
Oficinas educativas para merendeiras de escolas municipais de Niterói: aplicação de metodologias ativas
School feeding
Inservice training
Education, continuing