ACELERAÇÃO DOS ALGORITMOS DE MODELAGEM ACÚSTICA E ELÁSTICA E DA INVERSÃO DO CAMPO DE ONDA COMPLETO (FWI) EM GPU UTILIZANDO OPENACC
Programção de alta performance
Inversão sísmica
Programação paralela
Geociências
Full waveform inversion
High performance computing
Seismic inversion
Parallel programming
Karsou, Ammir Ayman | Posted on:
2020
Abstract
O método sísmico é amplamente utilizado na exploração de óleo e gás. Utilizando técnicas de processamento e tomografia, consegue-se gerar modelos de velocidade capazes de gerar boas imagens de subsuperfície. Com a expansão das fronteiras exploratórias, necessita-se de modelos com maior resolução para imagear zonas de geologia complexa. A inversão FWI é uma técnica que consegue gerar modelos de alta resolução, sendo atualmente amplamente empregada na etapa de imageamento sísmico. Por ser um método iterativo, a solução depende da qualidade do modelo inicial e da convergência do método de otimização. A inversão FWI é uma técnica que exige alto tempo de computação e memória, em meio a este contexto, o trabalho desenvolve estratégias para otimizar o tempo computacional utilizando placas gráficas (GPUs). Devido à alta complexidade que as interfaces de paralelização podem oferecer, optou-se por utilizar o OpenACC, um modelo de programação baseado em diretivas para paralelizar as regiões mais custosas nos códigos de modelagem e inversão. Logo, são paralelizados os códigos de modelagens acústica, elástica e da inversão FWI. Os resultados são gerados utilizando os modelos de Marmousi e o modelo de Búzios. Estes mostram ganho de performance considerável, dando liberdade de se utilizar altas ordens de diferença finita sem perda de tempo de máquina. Também é mostrado que há ganhos de performance de até 37x para a quarta ordem no caso elástico. Os tempos de execução na geração dos dados sintéticos observados e da inversão FWI utilizando a GPU são medidos e comparados com as demais configurações, com estes valores sendo consideravelmente menores que os valores estimados utilizando arquiteturas em CPU. A inversão FWI foi capaz de recuperar feições geológicas que não eram visíveis no modelo inicial para o modelo de Marmousi, aumentando a resolução do modelo final. Para o modelo de Búzios, bons resultados são mostrados. Mesmo com o algoritmo de inversão não convergindo como no modelo de Marmousi, o modelo de velocidade recuperado mostra a maioria das feições complexas presentes no modelo real. As imagens finais migradas também de ambos os modelos mostram um melhor imageamento das estruturas geológicas, apresentando horizontes sísmicos mais contínuos e uma maior definição e detalhe destas estruturas em ambos os modelos.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
DissertaçãoSource
KARSOU, Ammir Ayman. Aceleração dos algoritmos de modelagem acústica e elástica e da inversão do campo de onda completo (FWI) em GPU utilizando OpenACC. 120 f. Dissertação (Mestrado em Dinâmica dos Oceanos e da Terra)-Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020. Orientador: Marco Antonio Cetale Santos.Subject(s)
Inversão do campo de onda completoProgramção de alta performance
Inversão sísmica
Programação paralela
Geociências
Full waveform inversion
High performance computing
Seismic inversion
Parallel programming
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: