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O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE UMA LÍNGUA “LEGÍTIMA”: O CASO DO FLE NO BRASIL
Baptistone, Shirlei Almeida | Posted on: 2021
Abstract
A presente pesquisa tem por objetivo analisar a formação do mito da língua “legítima” em relação à língua francesa, considerando os aspectos socio-históricos e ideológicos que sustentam essa representação linguística. Assim, faz-se necessário repensar como as representações são construídas, enraizadas e condicionadas por relações de poder. Quais fatores políticos, históricos, econômicos ou sociais cooperaram para a construção desses imaginários? Esta pesquisa foi orientada pelos seguintes objetivos: (i) investigar de que maneira as representações sociolinguísticas podem ser criadas e veiculadas; (ii) compreender historicamente as representações da língua francesa no Brasil; (iii) investigar a relação entre a representação do francês “legítimo” e a diplomacia cultural; (iiii) demonstrar que as interações culturais ou mesmo os discursos oficiais podem reforçar as representações linguísticas. O referencial teórico está baseado nos conceitos de glotopolítica (GUESPIN; MARCELLESI, 1986; BLANCHET, 2014; 2021; LAGARES, 2018); poder simbólico (BOURDIEU, 1998); normas (LEDEGEN, 2000; FARACO, 2008; BAGNO, 2011; 2017); ideologia da língua padrão (MILROY, 2011; BLANCHET, 2021). Nossa pesquisa demonstrou que a crença do “legítimo” funciona com base no pensamento abissal, forte vestígio de uma construção ideológica e de um passado histórico colonialista.
[Texto sem Formatação]
Document type
Tese
Source
BAPTISTONE, Shirlei Almeida. O processo de construção de uma língua “legítima”: o caso do FLE no Brasil. 2021. 156 f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, Instituto de Letras, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.
Subject(s)
Norma
Língua francesa
Representação
Ideologia
Política linguística
Ideologia
Linguagem (ensino)
Língua francesa
Norme
Langue française
Représentation
Idéologie
 
URI
http://app.uff.br/riuff/handle/1/24833
License Term
CC-BY-SA
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