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Dissertação Larissa Cerqueira ... (1.356Mb)

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PENSANDO EM DECOLONIZAR: EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES DE INGLÊS EM UMA PERSPECTIVA INTERCULTURAL CRÍTICA
Costa, Larissa Cerqueira Cardoso Bruto da | Posted on: 2021
Abstract
A língua inglesa carrega em si um potencial segregador, pois é supostamente unânime, considerada a língua da globalização (MOITA LOPES, 2008; SANTOS, 1988; SANTOS, 2000), porém cotidianamente esparsa. O estudo mobiliza conceitos de ideologia linguística (KROSKRITY, 2004; MOITA LOPES, 2008; SILVERSTEIN, 1979; BLOMMAERT, 2006) e de colonialidade (QUIJANO, 2007; WALSH, 2009) para interpretar as percepções dos professores sobre a prática docente e a necessidade (ou não) de adaptação do conteúdo de um livro didático produzido localmente, mas distribuído globalmente, e suas estratégias para driblar a ordem colonial no ensino de inglês. O acesso desigual junto às ideologias linguísticas reforça a dinâmica da colonialidade, como apontam os estudos decoloniais (GROSFOGUEL, 2010; MIGNOLO, 2008; OLIVEIRA; CANDAU, 2010; WALSH, 2009). O papel do educador linguístico (BAGNO; RANGEL, 2013; ALMEIDA, 2014; FREITAS, 2010) é central na mediação entre as identidades culturais dos estudantes (HALL, 2004) e o objeto de estudo, assim como no uso de materiais didáticos (MELO, 2015; FERREIRA, 2006; JORDÃO, 2010), no intuito de promover a interculturalidade crítica (WALSH, 2019). Para tanto, tenho como objetivo conhecer as perspectivas do professor sobre o contato intercultural em sala de aula assim como seu olhar sobre o uso de um MD “global”, dentro da realidade que estão inseridos. (BOURDIEU, 1989; HALL, 1997; SANTOS, 1988). A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, baseada em análise de entrevistas. Foram entrevistados três professores, recrutados no critério de conveniência, ou seja, de contato preexistente com a pesquisadora. Além disso, foram selecionados professores que já haviam usado um mesmo material didático e demonstravam ter um olhar crítico sobre ensinar. A pesquisa teve que se adaptar às condições da pandemia de Covid-19, sendo assim, as entrevistas foram conduzidas remotamente (online) e posteriormente transcritas. Além da fala dos professores, o estudo leva em consideração suas biografias e trajetórias profissionais na construção de uma relação identitária e política com o material didático global.
[Texto sem Formatação]
Document type
Dissertação
Source
COSTA, Larissa Cerqueira Cardoso Bruto da. Pensando em decolonizar: experiências de professores de inglês em uma perspectiva intercultural crítica. 2021. 133 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem, Instituto de Letras, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.
Subject(s)
Ensino de inglês
Decolonialidade
Ideologias linguísticas
Identidades
Linguística
Ideologia
Língua
Inglês
Descolonização
Professor de Inglês
English teaching
Decolonization
Linguistic polices
Identities
 
URI
http://app.uff.br/riuff/handle/1/24835
License Term
CC-BY-SA
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