PENSANDO EM DECOLONIZAR: EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES DE INGLÊS EM UMA PERSPECTIVA INTERCULTURAL CRÍTICA
Decolonialidade
Ideologias linguísticas
Identidades
Linguística
Ideologia
Língua
Inglês
Descolonização
Professor de Inglês
English teaching
Decolonization
Linguistic polices
Identities
Costa, Larissa Cerqueira Cardoso Bruto da | Posted on:
2021
Abstract
A língua inglesa carrega em si um potencial segregador, pois é supostamente unânime,
considerada a língua da globalização (MOITA LOPES, 2008; SANTOS, 1988; SANTOS,
2000), porém cotidianamente esparsa. O estudo mobiliza conceitos de ideologia linguística
(KROSKRITY, 2004; MOITA LOPES, 2008; SILVERSTEIN, 1979; BLOMMAERT, 2006) e
de colonialidade (QUIJANO, 2007; WALSH, 2009) para interpretar as percepções dos
professores sobre a prática docente e a necessidade (ou não) de adaptação do conteúdo de um
livro didático produzido localmente, mas distribuído globalmente, e suas estratégias para driblar
a ordem colonial no ensino de inglês. O acesso desigual junto às ideologias linguísticas reforça
a dinâmica da colonialidade, como apontam os estudos decoloniais (GROSFOGUEL, 2010;
MIGNOLO, 2008; OLIVEIRA; CANDAU, 2010; WALSH, 2009). O papel do educador
linguístico (BAGNO; RANGEL, 2013; ALMEIDA, 2014; FREITAS, 2010) é central na
mediação entre as identidades culturais dos estudantes (HALL, 2004) e o objeto de estudo,
assim como no uso de materiais didáticos (MELO, 2015; FERREIRA, 2006; JORDÃO, 2010),
no intuito de promover a interculturalidade crítica (WALSH, 2019). Para tanto, tenho como
objetivo conhecer as perspectivas do professor sobre o contato intercultural em sala de aula
assim como seu olhar sobre o uso de um MD “global”, dentro da realidade que estão inseridos.
(BOURDIEU, 1989; HALL, 1997; SANTOS, 1988). A pesquisa adota uma abordagem
qualitativa, baseada em análise de entrevistas. Foram entrevistados três professores, recrutados
no critério de conveniência, ou seja, de contato preexistente com a pesquisadora. Além disso,
foram selecionados professores que já haviam usado um mesmo material didático e
demonstravam ter um olhar crítico sobre ensinar. A pesquisa teve que se adaptar às condições
da pandemia de Covid-19, sendo assim, as entrevistas foram conduzidas remotamente (online)
e posteriormente transcritas. Além da fala dos professores, o estudo leva em consideração suas
biografias e trajetórias profissionais na construção de uma relação identitária e política com o
material didático global.
[Texto sem Formatação]
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Document type
DissertaçãoSource
COSTA, Larissa Cerqueira Cardoso Bruto da. Pensando em decolonizar: experiências de professores de inglês em uma perspectiva intercultural crítica. 2021. 133 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem, Instituto de Letras, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.Subject(s)
Ensino de inglêsDecolonialidade
Ideologias linguísticas
Identidades
Linguística
Ideologia
Língua
Inglês
Descolonização
Professor de Inglês
English teaching
Decolonization
Linguistic polices
Identities