PARTIDOS POLÍTICOS E POLÍTICA EXTERNA: A AMÉRICA DO SUL NOS GOVERNOS FERNANDO HENRIQUE CARDOSO/PSDB (1995/2002) E LULA DA SILVA/PT (2003/2010)
FHC
Lula da Silva
Política externa
América do Sul
Partido político
Política externa
América do Sul
Political parties
Foreign policy
South America
Mendes, Priscilla Carvalho Corrêa | Publicado en:
2020
Resumen
A presente dissertação visa a analisar a influência dos partidos políticos na formulação e na implementação da política externa brasileira (PEB) com relação à América do Sul, durante os governos Fernando Henrique Cardoso (FHC) e Luís Inácio Lula da Silva. Inserida na discussão sobre uma suposta “partidarização” da política externa, seu principal pressuposto é de que o Itamaraty seria suscetível às mudanças nos grupos dominantes. Trabalha-se com a hipótese de que, na Nova República, a chegada de um partido ao Executivo federal incentiva seu envolvimento na formulação e na implementação da agenda de política externa, a despeito da tradicional burocratização nessa matéria.
A fim de testar tal hipótese, a dissertação propõe-se a avaliar o grau de influência dos projetos políticos de PSDB e PT na agenda internacional, a partir do momento em que estes chegam ao Executivo. Para isso, divide-se em três capítulos, sendo o primeiro uma introdução do problema de pesquisa e a apreciação da literatura sobre a tradição partidária brasileira (ou mesmo sua ausência) em política externa. O segundo e terceiro capítulos reúnem os dados de PSDB e PT, respectivamente, sobre política internacional para a América do Sul. Os documentos analisados serão seus programas partidários, as principais decisões tomadas em seus encontros nacionais, seus planos de governo presidenciais, e as produções dos think tanks de ambos – o Instituto Teotônio Vilela e a Fundação Perseu Abramo –, além da investigação dos principais policemakers do período – Luiz Felipe Lampreia, Luiz Felipe Seixas Corrêa, Celso Lafer, Celso Amorim e Marco Aurélio Garcia. Por fim, apresentam-se as conclusões finais e afere se a hipótese concebida pode ser confirmada por meio da análise desses dados.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Tipo de documento
DissertaçãoFuente
MENDES, Priscilla Carvalho Corrêa. Partidos políticos e política externa: a América do Sul nos governos Fernando Henrique Cardoso/PSDB (1995/2002) e Lula da Silva/PT (2003/2010). 2020. 168 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Estratégicos) - Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos da Defesa e da Segurança, Instituto de Estudos Estratégicos, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.Sujeta/Sujeto(s)
Partidos políticosFHC
Lula da Silva
Política externa
América do Sul
Partido político
Política externa
América do Sul
Political parties
Foreign policy
South America