• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • Português (Brasil)
    • English
    • Español
  • Login
          AJUDA
Pesquisa
avançada
     
View Item 
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • ESS - Escola de Serviço Social
  • PPGESS - Programa de Estudos Pós-Graduados em Política Social - Niterói
  • PPGESS - Mestrado - Niterói
  • PPGESS - Dissertações - Niterói
  • View Item
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • ESS - Escola de Serviço Social
  • PPGESS - Programa de Estudos Pós-Graduados em Política Social - Niterói
  • PPGESS - Mestrado - Niterói
  • PPGESS - Dissertações - Niterói
  • View Item
JavaScript está desabilitado no seu navegador. Algumas funcionalidades deste site podem não funcionar.

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of AccessThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of Access

Statistics

View Usage Statistics
application/pdf

View/Open
ROSELY F MOTTA DISSERTAÇÃO VER... (23.19Mb)

Collections
  • PPGESS - Dissertações - Niterói

Statistics
Metadata
Show full item record
PRÉ-UNIVERSITÁRIOS POPULARES COMO AGENTES DE INCLUSÃO SOCIAL: O CASO UFF
Motta, Rosely | Posted on: 2021
Abstract
O estudo analisou o caso dos cursos Pré-Universitários Sociais da Universidade Federal Fluminense, configurados como projetos de extensão, suas propostas de funcionamento para reduzir as desigualdades de acesso ao ensino de graduação por grupos em situação de vulnerabilidade econômica e o perfil da clientela atendida por estes projetos. O estudo foi realizado entre os anos de 2019 e 2021, incluindo aí o período da pandemia do novo coronavírus. Para realizarmos este estudo de caráter qualitativo, utilizamos a técnica de entrevista individual a partir de roteiros semiestruturados com membros da equipe executora dos projetos e gestores, A abordagem quantitativa foi realizada a partir da análise de relatórios e dados do perfil socioeconômico da clientela e dos envolvidos na execução dos projetos. A análise dos dados coletados nos permitiu verificar que a maior parte da clientela é formada por jovens e adultos, pretos ou pardos, oriundos de camadas da população caracterizadas pelos baixos rendimentos e que frequentaram escolas públicas. Além disso, verificamos que boa parte dos projetos de Cursos pré-universitários foi proposta por alunos da Universidade que buscaram apoio de docentes para institucionalizar suas propostas. Constatamos, ainda que, o isolamento social provocado pela pandemia da Covid-19 dificultou o funcionamento dos cursos, provocou a evasão de parte da clientela oriunda de camadas sociais de baixa renda, pela perda do emprego, por não possuírem equipamento ou acesso à internet ou por não adaptação ao ensino remoto. Da mesma forma, professores e instrutores tiveram que se adaptar à essa modalidade de ensino. Consideramos, neste estudo, que as desigualdades educacionais são de origem racial e socioeconômicas e que a escola, apesar de ser considerada como produtora e reprodutora dessas desigualdades, configura-se com meio de ascensão social de grupos historicamente discriminados como pretos, pardos e população LGBTQIA+.
[Texto sem Formatação]
Document type
Dissertação
Source
MOTTA, Rosely Ferreira Pré-universitários populares como agentes de inclusão social: o caso UFF. 2021. 167f. Dissertação (Mestrado em Política Social) – Escola de Serviço Social, Programa de Estudos Pós-Graduados em Política Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.
Subject(s)
Pré-universitários sociais
Desigualdades educacionais
Educação
Acesso ao ensino superior
Desigualdade educacional
Acesso ao ensino superior
Social pre-university
Educational inequalities
Education
Acess to higher education
 
URI
http://app.uff.br/riuff/handle/1/24889
License Term
CC-BY-SA
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace

  Contact Us

 Fale com um bibliotecário

DSpace  Siga-nos no Instagram