DIÁLOGOS SOBRE PROMOÇÃO DA SAÚDE NO CONTEXTO DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA: POLINIZANDO IDEIAS NA PRÁTICA EDUCATIVA EM SAÚDE
Educação em Saúde
Promoção da Saúde
Tecnologia Educacional
Planejamento em Saúde
Serviços de Saúde Escolar
Educação em Saúde
Promoção da Saúde
Tecnologia Educacional
Planejamento em Saúde
School Health Services
Health Education
Health Promotion
Educational Technology
Health Planning
Luquez, Tatiane Marins de Souza | Posted on:
2021
Abstract
Estudo sobre a promoção da saúde e a prática educativa em saúde desenvolvida com educandos, profissionais da saúde e da educação, no contexto do Programa Saúde na Escola, no município de Niterói-RJ, tendo em vista a construção de uma Tecnologia Educacional. Objetivo geral: compreender a concepção de profissionais da saúde, da educação e de educandos sobre promoção da saúde e práticas educativas em saúde, tendo em vista a construção de uma Tecnologia Educacional. Objetivos específicos: identificar palavras, conceitos e disciplinas relacionadas à prática educativa em saúde no Projeto Político Pedagógico das escolas pactuadas no Programa Saúde na Escola, no município de Niterói, que possuem 6º ano do ensino fundamental; analisar a prática educativa em saúde realizada pelos profissionais da saúde e da educação com estudantes do 6º ano dessas escolas; discutir sobre a promoção da saúde e a prática educativa em saúde na concepção desses profissionais e de educandos, tendo em vista sua aplicabilidade no contexto do Programa Saúde na Escola; construir uma Tecnologia Educacional para ser aplicada no contexto do Programa Saúde na Escola do município de Niterói. Pesquisa qualitativa com abordagem participativa do tipo Pesquisa-Ação desenvolvida em 5 escolas municipais pactuadas no Programa Saúde na Escola do município de Niterói e 5 unidades do Programa Médico de Família vinculadas a essas escolas. Estudo realizado em quatro etapas: 1- As aproximações: levantamento preliminar e ajustes metodológicos; 2- A busca no Projeto Político Pedagógico: estudo documental por meio da análise do Projeto Político Pedagógico de cada escola participante; 3- O diálogo com os participantes: aplicação do questionário e realização de entrevistas com 10 profissionais das unidades de saúde e educação, vinculados às escolas de ensino fundamental pactuadas no PSE e 17 educandos representantes de turma do 6º ano; 4- A proposta de outro caminho: construção da Tecnologia Educacional. Os dados foram processados e organizados no software ATLAS.ti 8 versão 8.4.21/2019 e analisados por meio da Análise de Conteúdo do tipo Temática. Pesquisa aprovada no Comitê de Ética e Pesquisa sob nº com aprovação nº 01430918.4.0000.5243/2019. O estudo tem como referencial teórico o educador Paulo Freire. Após análise dos resultados, emergiram três categorias analíticas: O Projeto Político Pedagógico: a proposta educacional da escola; Os conceitos de saúde, prevenção e promoção da saúde na concepção de educadores e educandos; Dando voz aos educandos, profissionais da saúde e da educação. As conclusões revelaram uma lacuna quanto à contemplação dos eixos do Programa Saúde na Escola e a participação da equipe de saúde na elaboração do Projeto Político Pedagógico. A proposta de uma prática educativa progressista existente no Projeto Político Pedagógico é minimamente contemplada na prática realizada, uma vez que são desenvolvidas ações pontuais que fortalecem a visão de promoção da saúde como prevenção, evidenciando práticas intersetoriais incipientes entre a saúde e a educação. De modo geral, o planejamento das práticas educativas não acontece e, quando ocorre, é de forma elementar. A partir das sugestões dos participantes, elaborou-se um site como uma proposta de Tecnologia Educacional para que seja utilizado na prática educativa em saúde no ambiente escolar no âmbito do Programa Saúde na Escola no município de Niterói e que sirva de modelo para outros municípios brasileiros.
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Document type
TeseSource
LUQUEZ, Tatiane Marins de Souza. Diálogos sobre promoção da saúde no contexto do Programa Saúde na Escola: polinizando ideias na prática educativa em saúde. 2021. 246 f. Tese (Doutorado em Ciências do Cuidado em Saúde) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.Subject(s)
Serviços de Saúde EscolarEducação em Saúde
Promoção da Saúde
Tecnologia Educacional
Planejamento em Saúde
Serviços de Saúde Escolar
Educação em Saúde
Promoção da Saúde
Tecnologia Educacional
Planejamento em Saúde
School Health Services
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