xmlui.metadata.dc.contributor.author | Costa, Mariana Caser da | |
xmlui.metadata.dc.date.accessioned | 2022-04-21T14:31:32Z | |
xmlui.metadata.dc.date.available | 2022-04-21T14:31:32Z | |
xmlui.metadata.dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.identifier.citation | COSTA, Mariana Caser da. A cidade como estirpe: literatura e outras artes no percurso autobiográfico de Mário Cláudio. 2021. 239 f. Tese (Doutorado em Literatura Comparada) - Programa de Pós-graduação em Estudos de Literatura, Instituto de Letras, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021. | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.identifier.uri | http://app.uff.br/riuff/handle/1/24919 | |
xmlui.metadata.dc.description.abstract | Este trabalho se propõe a analisar quatro obras de Mário Cláudio tecidas, de modo
mais explícito, ao redor da casa familiar do escritor. A Quinta das Virtudes, Tocata para dois
clarins e O Pórtico da Glória, romances publicados na década de 1990, compõem o que pode
ser denominado de trilogia familiar, por se voltarem, respectivamente, à reconstituição das
memórias de parentes de quarto, primeiro e terceiro graus do artista. O Norte de Portugal,
especialmente a cidade natal do escritor, o Porto, é o território onde essas narrativas se
desenrolam. Em tais obras, o burgo se revela como integrante da estirpe de Mário Cláudio, já
que, mais que pano de fundo dos romances, é desse cenário setentrional que emergem, além
do escritor, história, memória, imagens, outros artistas e obras de arte. Portanto, Meu Porto
(2001) será tomado como chave de leitura para a compreensão da cidade como presença
imagética e de inspiração artística a circular pelo recorte literário desta tese. Por fim, a partir
das imagens que se destacam no referido corpus, que compõe o que aqui denominamos de
percurso autobiográfico do escritor – imagens da cidade, imagens resgatadas pela memória e
imagens oriundas de outras linguagens artísticas, além da própria literatura –, pretende-se
verificar, nas relações interartísticas que a obra de Mário Cláudio suscita, o caráter visual de
seu texto, que, no caso deste percurso, constitui, afinal, um álbum familiar que se dá a ver
pela leitura. | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.rights | Open Access | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.title | A cidade como estirpe: literatura e outras artes no percurso autobiográfico de Mário Cláudio | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.type | Tese | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keyword | Literatura portuguesa contemporânea | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keyword | Mário Cláudio | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keyword | Porto | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keyword | Percurso autobiográfico | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keyword | Relações interartes | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.level | Doutorado | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.descriptor | Literatura portuguesa | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.descriptor | Literatura comparada | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.descriptor | Cláudio, Mário, 1941- | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keywordother | Contemporary Portuguese Literature | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keywordother | Autobiographic rout | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keywordother | Interartistic relationships | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.description.abstractother | This work proposes to analyze four Mario Claudio’s works, more explicit constructed
around the writer’s family house. A Quinta das Virtudes, Tocata para dois clarins, and O
Portico da Gloria, novels published in 1990 decade, constitute what can be named as a
familiar trilogy for approaching, respectively, memories from artist’s fourth, first, and thirddegree relatives. The north of Portugal, especially the writer’s hometown, Porto, is those
novels’ development territory. Consequently, the northern scenario reveals itself as part of
Mario Claudio’s genealogy because more than being a background for the novels’
development, it is from Porto and its nearby region that not only the writer is born, but also
history, memory, images, and other artists and works of art emerge. Thus, Meu Porto (2001)
is taken as a reading key for the comprehension of the city as an imagetic presence and artistic
inspiration circulating around this thesis’ literary subject. Finally, we aim to verify the visual
characteristic of Mario Claudio’s text through the interartistic relationships his works arouse.
We intend to do that by observing the highlighted images in this literary corpus, composed by
what is named here as the writer’s autobiographical rout – images of the city, images which
were rescued from memory, images from other artistic languages, in addition to literature
itself. Concerning this rout, these images constitute, after all, a familiar album that can be
appreciated by reading | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.grantor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.department | Instituto de Letras | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.date | 2021 | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.local | Niterói, RJ | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.contributor.advisor1 | Maffei, Luís Claudio de Sant’Anna | |
xmlui.metadata.dc.contributor.referee1 | Pereira, Maria Luiza Scher | |
xmlui.metadata.dc.contributor.referee2 | Fagundes, Mônica Genelhu | |
xmlui.metadata.dc.contributor.referee3 | Vasconcelos, Viviane da Silva | |
xmlui.metadata.dc.contributor.referee4 | Alves, Ida Ferreira | |
xmlui.metadata.dc.rights.license | CC-BY-SA | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.description.physical | 239 p. | pt_BR |