MÚLTIPLAS GRAMÁTICAS: UM ESTUDO SOBRE A DIGLOSSIA ENTRE A VARIEDADE DA ESCRITA CULTA E OS VERNÁCULOS DO PORTUGUÊS BRASILEIRO
Bilinguismo universal
Psicolinguística
Articulação entre as orações
Multilinguismo
Psicolinguística
Universal bilingualism
Psycholinguistics
Souza, Moíra do Nascimento | Posted on:
2019
Abstract
O presente trabalho pretende identificar, descrever e avaliar dessemelhanças nas principais estruturas sintáticas do período entre os vernáculos e a escrita culta do Português Brasileiro (PB), usando como base teórica a teoria de representação e aquisição da língua proposta por Roeper (1999), a teoria das Múltiplas Gramáticas. Há parametrizações que diferenciam as modalidades de língua falada e escrita, que conferem o caráter de segunda língua à variedade escrita na mente de brasileiras e brasileiros, o que gera implicações no letramento escolar, que se desdobra na participação social desses indivíduos. Baseando-se nas hipóteses de Kato (2005), Roeper (1999) e Kenedy e Othero (2018), entendendo que há regras linguísticas excludentes entre as variedades vernaculares do PB e a escrita culta, é presumível que uma das causas para “fracasso” escolar seja, justamente, a dificuldade na eficiência da compreensão e da produção desse tipo de escrita, pois esse é um conhecimento que sustenta e se relaciona de modo mais ou menos estreito com todas as outras disciplinas escolares
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Document type
DissertaçãoSource
SOUZA, Moíra do Nascimento. Múltiplas gramáticas: um estudo sobre a diglossia entre a variedade da escrita culta e os vernáculos do português brasileiro. 2019. 120f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem, Instituto de Letras, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.Subject(s)
Múltiplas gramáticasBilinguismo universal
Psicolinguística
Articulação entre as orações
Multilinguismo
Psicolinguística
Universal bilingualism
Psycholinguistics