Metadata
Show full item record
O USO DE FILMES COMO FERRAMENTA EDUCATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Cinema
Metodologia Alternativa
Ciências Naturais
Science teaching
Cinema
Alternative Methodology
Lobo, Alex Constancio | Posted on:
2017
Abstract
Em um mundo onde as tecnologias avançam, faz-se necessário que os professores estejam abertos a novas linguagens e tecnologias. O espaço pedagógico não pode ser restringido apenas às metodologias tradicionais de ensino. É necessário que o professor planeje e trabalhe de forma diferenciada trazendo inovação. Este trabalho teve como objetivo analisar e compreender a relevância da utilização do “cinema” como instrumento de aprendizagem para complementação dos conteúdos trabalhados no ensino de ciências. Para isso, os professores das escolas públicas nas cidades de Santo Antônio de Pádua e Miracema foram questionados sobre o uso desta ferramenta, assim como suas dificuldades e limitações. Além de apresentar como é a metodologia utilizada por esses educadores do Ensino Fundamental, o estudo disponibiliza propostas de atividades como sugestões para incentivar o uso do cinema como ferramenta de ensino. Foi feita uma análise quantitativa dos dados, e os resultados indicaram que apesar dos docentes utilizarem filmes como recurso didático, os problemas e deficiências de infraestrutura nas escolas continuam prevalecendo e influenciando o desenvolvimento dessa prática.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
LOBO, Alex Constancio. O uso de filmes como ferramenta educativa no ensino de ciências. 2017. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2017.Subject(s)
Ensino de CiênciasCinema
Metodologia Alternativa
Ciências Naturais
Science teaching
Cinema
Alternative Methodology