Aviso de cookies

Neste site utilizamos cookies analíticos. Os cookies analíticos são utilizados para compreender como os visitantes interagem com o site. Eles ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.

  • Portal do Governo Brasileiro
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Español 
    • Português (Brasil)
    • English
    • Español
  • Login
          AJUDA
Pesquisa
avançada
     
Ver ítem 
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior - INFES
  • GCN - Curso de Graduação em Ciências Naturais - Licenciatura - Santo Antônio de Pádua
  • PCN - Trabalhos de Conclusão de Curso - Santo Antônio de Pádua
  • Ver ítem
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior - INFES
  • GCN - Curso de Graduação em Ciências Naturais - Licenciatura - Santo Antônio de Pádua
  • PCN - Trabalhos de Conclusão de Curso - Santo Antônio de Pádua
  • Ver ítem
JavaScript está desabilitado no seu navegador. Algumas funcionalidades deste site podem não funcionar.

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresAsesor (es)TítulosMateriasDepartamentoProgramaTipoTipo (s) de accesoEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresAsesor (es)TítulosMateriasDepartamentoProgramaTipoTipo (s) de acceso

Estadísticas

Ver Estadísticas de uso
application/pdf

Ver/
TCC (Ana Carla de Oliveira Far... (1.820Mb)

Colecciones
  • PCN - Trabalhos de Conclusão de Curso - Santo Antônio de Pádua

Estadísticas
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
SABERES DOS ALUNOS DO SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE ESPÉCIES AMEAÇADAS DE EXTINÇÃO
Faria, Ana Carla de Oliveira | Publicado en: 2018
Resumen
A educação ambiental vem sendo inserida nas escolas como um tema transversal sendo incentivada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. O entendimento acerca do ambiente e de seus componentes pode ter um expressivo significado na prática social. Identificar a representação social e os conceitos que os alunos trazem sobre determinados assuntos auxilia o planejamento de práticas pedagógicas inovadoras e não apenas periódicas. Esta pesquisa teve o objetivo de sensibilizar os alunos do sétimo ano do ensino fundamental de duas escolas, uma em Santo Antônio de Pádua-RJ e outra em Miracema-RJ acerca do tema espécies ameaçadas de extinção. A metodologia utilizada foi à evocação livre de palavras e desenhos livres objetivando identificar o conhecimento prévio, seguida por uma palestra abordando o tema, especialmente as espécies que ocorrem no estado do Rio de Janeiro e na Mesorregião Noroeste Fluminense. Por último, utilizou-se a construção de tiras em quadrinhos como instrumento de ensino aprendizagem sobre o tema abordado. A evocação livre de palavras demonstrou que a caça teve a maior representação social acerca do tema. Os desenhos mostraram que os alunos conhecem alguns animais ameaçados de extinção, sobretudo, aqueles mais divulgados pela mídia. A palestra promoveu a ruptura com o conhecimento popular e o transformou em conhecimento científico, o que ficou demonstrado pelas tiras em quadrinhos construídas pelos alunos. Nessas apareceram desenhos ilustrando o tráfico ilegal de animais, a prisão de traficantes de animais, e, o mais importante, desenhos das espécies ameaçadas de extinção que ocorrem no Noroeste Fluminense. Pode-se concluir que esse trabalho contribuiu para o ensino do tema espécies ameaçadas de extinção, principalmente porque em várias tiras em quadrinhos foram desenhados momentos em que ocorre a sensibilização de colegas sobre o tema em questão.
[Texto sem Formatação]
Tipo de documento
Trabalho de conclusão de curso
Fuente
FARIA, Ana Carla de Oliveira. Saberes dos alunos do sétimo ano do ensino fundamental sobre espécies ameaçadas de extinção. 2018. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2018.
Sujeta/Sujeto(s)
Meio Ambiente
Representação Social
Evocação Livre de Palavras
Desenhos
Tiras em Quadrinhos
Ciências Naturais
Environment
Social representation
Free evocation of words
Drawings
Comics trips
 
URI
http://app.uff.br/riuff/handle/1/24962
Término de licencia
CC-BY-SA
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace

  Contacto

 Fale com um bibliotecário

DSpace  Siga-nos no Instagram