Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
SABERES DOS ALUNOS DO SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE ESPÉCIES AMEAÇADAS DE EXTINÇÃO
Representação Social
Evocação Livre de Palavras
Desenhos
Tiras em Quadrinhos
Ciências Naturais
Environment
Social representation
Free evocation of words
Drawings
Comics trips
Faria, Ana Carla de Oliveira | Publicado en:
2018
Resumen
A educação ambiental vem sendo inserida nas escolas como um tema transversal sendo incentivada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. O entendimento acerca do ambiente e de seus componentes pode ter um expressivo significado na prática social. Identificar a representação social e os conceitos que os alunos trazem sobre determinados assuntos auxilia o planejamento de práticas pedagógicas inovadoras e não apenas periódicas. Esta pesquisa teve o objetivo de sensibilizar os alunos do sétimo ano do ensino fundamental de duas escolas, uma em Santo Antônio de Pádua-RJ e outra em Miracema-RJ acerca do tema espécies ameaçadas de extinção. A metodologia utilizada foi à evocação livre de palavras e desenhos livres objetivando identificar o conhecimento prévio, seguida por uma palestra abordando o tema, especialmente as espécies que ocorrem no estado do Rio de Janeiro e na Mesorregião Noroeste Fluminense. Por último, utilizou-se a construção de tiras em quadrinhos como instrumento de ensino aprendizagem sobre o tema abordado. A evocação livre de palavras demonstrou que a caça teve a maior representação social acerca do tema. Os desenhos mostraram que os alunos conhecem alguns animais ameaçados de extinção, sobretudo, aqueles mais divulgados pela mídia. A palestra promoveu a ruptura com o conhecimento popular e o transformou em conhecimento científico, o que ficou demonstrado pelas tiras em quadrinhos construídas pelos alunos. Nessas apareceram desenhos ilustrando o tráfico ilegal de animais, a prisão de traficantes de animais, e, o mais importante, desenhos das espécies ameaçadas de extinção que ocorrem no Noroeste Fluminense. Pode-se concluir que esse trabalho contribuiu para o ensino do tema espécies ameaçadas de extinção, principalmente porque em várias tiras em quadrinhos foram desenhados momentos em que ocorre a sensibilização de colegas sobre o tema em questão.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Tipo de documento
Trabalho de conclusão de cursoFuente
FARIA, Ana Carla de Oliveira. Saberes dos alunos do sétimo ano do ensino fundamental sobre espécies ameaçadas de extinção. 2018. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2018.Sujeta/Sujeto(s)
Meio AmbienteRepresentação Social
Evocação Livre de Palavras
Desenhos
Tiras em Quadrinhos
Ciências Naturais
Environment
Social representation
Free evocation of words
Drawings
Comics trips