Metadata
Show full item record
A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTAS PARA O ENSINO DA TABELA PERIÓDICA
Recursos Didáticos
Ensino-aprendizagem
Contextualização
Atividades Lúdicas
Ciências Naturais
Chemical elements
Didactic resources
Teaching-learning
Contextualization
Play activities
Ferreira, Matheus Lopes | Posted on:
2017
Abstract
Para vários autores é destacada a importância da utilização de jogos didáticos no processo de ensino. Entretanto, os professores não têm acesso e/ou não sabem fazer o uso e/ou aplicar esta ferramenta pedagógica. Como uma forma de colaborar na mudança desse cenário, este trabalho tem por objetivo a validação e avaliação do jogo didático “Super Trunfo – Tabela Periódica” e desenvolvimento, validação e avaliação do jogo didático denominado “Qui-Memória – Tabela Periódica”, como ferramentas para o ensino da Tabela Periódica, tanto na disciplina Ciências do ensino fundamental tanto na disciplina de Química. O jogo foi aplicado a um total de 83 alunos do 9º ano do Ensino CIEP 143 - Professor Álvaro Augusto da Fonseca Lontra e do 1º ano do Ensino Médio no Instituto de Educação de Miracema, ambos situados no município de Miracema/RJ. Para avaliar a qualidade e usabilidade dos jogos foram desenvolvidos e aplicados 4 questionários para cada jogo. O primeiro foi utilizado e antes da aplicação dos jogos para sondar o quanto de conhecimento os participantes possuíam do conteúdo abordado em cada jogo; no segundo, foi para avaliar a verificação de aprendizagem após o uso dos jogos didáticos; o terceiro, aplicado para analisar a usabilidade dos jogos; e o quarto e o ultimo questionário foi para avaliar a opinião docente acerca da utilização das atividades lúdicas desenvolvidas para esta pesquisa. Na comparação entre os resultados obtidos das duas primeiras ferramentas avaliativas de cada jogo aplicado, foi possível notar um aumento nos acertos das questões propostas, expresso nos gráficos de verificação da aprendizagem de ambos os jogos, indicando um bom desempenho do ensino/aprendizagem dos jogos elaborados para esta pesquisa. Além disto, os resultados que obtidos através da avaliação ergonômica utilizando o aspecto da usabilidade mostram um bom acolhimento por parte dos discentes. Assim como os docentes demonstraram ao responder o questionário, o objetivo foi alcançado. Os resultados mostram que os jogos didáticos desenvolvidos são capazes de contribuir com o ensino do conteúdo Tabela Periódica, tanto no Ensino Fundamental, quanto no Ensino Médio, de modo que consegue se adequar como recurso didático- pedagógico de apoio no processo de contextualização dos elementos químicos abordados nos jogos.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
FERREIRA, Matheus Lopes. A utilização de jogos didáticos como ferramentas para o ensino da tabela periódica. 2017. 94 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2017.Subject(s)
Elementos químicosRecursos Didáticos
Ensino-aprendizagem
Contextualização
Atividades Lúdicas
Ciências Naturais
Chemical elements
Didactic resources
Teaching-learning
Contextualization
Play activities