Metadata
Show full item record
PLANTAS MEDICINAIS EM SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA/RJ: A CONEXÃO DO CONHECIMENTO POPULAR E DISCENTE COM O MANEJO DE MATERIAL DIDÁTICO
Conhecimento popular na escola
Saúde
Jogos didáticos
Ciências Naturais
Medicinal plants
Popular knowledge in school
Health
Educational games
Pereira, Patrícia Elias | Posted on:
2017
Abstract
O jogo didático tem se mostrado uma ferramenta eficaz no ensino/aprendizagem dos alunos em redes públicas e privadas. Como materiais lúdicos inseridos no cotidiano escolar as aulas tornam-se prazerosas e fáceis de compreender. Muitos professores em sua formação acadêmica não têm acesso à construção de materiais que possibilitem aulas diferenciadas ou até mesmo não aprendem como manusear materiais auxiliadores como, exemplo posso citar o Data show. Utilizei o ‘jogo didático Mico na mata – Conhecendo a Etnobotânica para demonstrar como um material didático facilita o entendimento do aluno e a vida do professor de ensino fundamental e médio também. O jogo foi aplicado em uma turma de 19 alunos de 7º ano da Escola Municipal Escola Viva Professora Edy Belloti, no Município de Santo Antônio de Pádua/ RJ, onde também foram coletados depoimentos de alguns discentes acerca do uso desse tipo de ferramenta no ensino. Como formas avaliativas foram utilizados três questionários (dois avaliativos e um de análise de usabilidade). Esses questionários tiveram a função de avaliar o conhecimento prévio e adquirido dos alunos e a estética e usabilidade do jogo didático em sala. Os gráficos obtidos com a pesquisa mostraram que a utilização de jogos na educação é satisfatória e eficaz. Também obtive respostas sólidas e uma boa aceitação dos discentes com relação ao uso das várias ferramentas didáticas em aula. Todos os resultados e relatos coletados nos evidenciam que o uso de ferramentas pedagógicas auxiliares é eficiente e totalmente aceitável tanto aos alunos quanto aos professores.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
PEREIRA, Patrícia Elias. Plantas medicinais em Santo Antônio de Pádua/RJ: a conexão do conhecimento popular e discente com o manejo de material didático. 2017. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2017.Subject(s)
Plantas medicinaisConhecimento popular na escola
Saúde
Jogos didáticos
Ciências Naturais
Medicinal plants
Popular knowledge in school
Health
Educational games