Metadata
Show full item record
O JOGO DIDÁTICO “DESAFIO CIÊNCIAS – SISTEMAS DO CORPO HUMANO” COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
Ensino-Aprendizagem
Corpo Humano
Recurso Didático
Ciências Naturais
Playful Activity
Teaching-Learning
Human Body
Didactic Resource
Costa, Rosa Cristina | Posted on:
2017
Abstract
Diversos autores destacam a importância do uso de jogos didáticos no processo ensino-aprendizagem. Contudo, verifica-se que, em muitas unidades escolares, os professores não têm acesso e/ou não sabem como aplicar esta ferramenta pedagógica, de forma que sua utilização não é frequente. Como uma forma de contribuir para a mudança desse cenário, este trabalho tem por objetivo a produção, avaliação e validação do jogo didático denominado “Desafio Ciências – Sistemas do Corpo Humano”, como uma ferramenta eficiente para o ensino deste tema, na disciplina Ciências. O jogo foi aplicado a 25 alunos do 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal “Escola Viva” Professora Edy Belloti, no município de Santo Antônio de Pádua/RJ. Como forma de avaliação da qualidade e eficiência do jogo foram desenvolvidos e aplicados três questionários, dois com função avaliativa e um de função ergométrica. O primeiro, com função avaliativa, foi utilizado para sondagem do conhecimento prévio dos alunos em relação ao conteúdo do jogo; o segundo, com a função avaliativa, avaliou o quanto os alunos aprenderam com o jogo, sendo aplicado após a utilização do mesmo; e o terceiro, empregado para análise ergométrica no quesito usabilidade, teve como objetivo verificar a opinião dos alunos sobre a estética e funcionalidade do jogo aplicada. A comparação entre os resultados dos dois questionários avaliativos aplicados indica um aumento de 54% de acertos nas questões propostas, sugerindo um bom funcionamento didático-científico do jogo “Desafio Ciências – Sistemas do Corpo Humano”; além disso, os resultados obtidos na avaliação ergométrica indicam boa aceitação por parte dos alunos, sugerindo um bom funcionamento ergométrico do jogo “Desafio Ciências – Sistemas do Corpo Humano”. Tais resultados sugerem que o jogo didático desenvolvido é eficiente na proposta a que se destina, de forma que podemos considera-lo adequado como ferramenta de apoio no processo ensino-aprendizagem do conteúdo abordado.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
COSTA, Rosa Cristina. O jogo didático "desafio ciências - sistemas do corpo humano" como ferramenta para o ensino de ciências. 2017. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2017.Subject(s)
Atividade LúdicaEnsino-Aprendizagem
Corpo Humano
Recurso Didático
Ciências Naturais
Playful Activity
Teaching-Learning
Human Body
Didactic Resource