• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • Português (Brasil)
    • English
    • Español
  • Login
          AJUDA
Pesquisa
avançada
     
View Item 
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • INFES - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior
  • GCN - Curso de Graduação em Ciências Naturais - Licenciatura - Santo Antônio de Pádua
  • PCN - Trabalhos de Conclusão de Curso - Santo Antônio de Pádua
  • View Item
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • INFES - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior
  • GCN - Curso de Graduação em Ciências Naturais - Licenciatura - Santo Antônio de Pádua
  • PCN - Trabalhos de Conclusão de Curso - Santo Antônio de Pádua
  • View Item
JavaScript está desabilitado no seu navegador. Algumas funcionalidades deste site podem não funcionar.

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of AccessThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of Access

Statistics

View Usage Statistics
application/pdf

View/Open
TCC (Sandro Lopes Barbosa) - 2... (386.3Kb)

Collections
  • PCN - Trabalhos de Conclusão de Curso - Santo Antônio de Pádua

Statistics
Metadata
Show full item record
UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NATURAIS DO INFES/UFF
Barbosa, Sandro Lopes | Posted on: 2017
Abstract
O uso da tecnologia virtual está cada vez mais presente no processo de ensino-aprendizagem. O presente trabalho trata da análise da utilização do aplicativo WhatsApp no ambiente de ensino-aprendizagem no curso de Licenciatura em Ciências Naturais do Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior da Universidade Federal Fluminense (INFES/UFF). Foi realizado uma investigação de natureza qualitativa e quantitativa, de abordagem descritiva, com pesquisa bibliográfica e aplicação de um questionário. De acordo com as respostas obtidas na pesquisa, pôde-se observar que o uso do aplicativo WhatsApp é frequentemente utilizado pelos alunos para tratar de assuntos acadêmicos formando grupos entre os colegas de turma. O aplicativo facilita a comunicação e o desenvolvimento da disciplina, pois facilita a comunicação, a troca de vídeos, áudios, imagens e documentos. A maioria dos alunos afirma que o uso do aplicativo WhatsApp traz uma maior interação entre eles, o que pode melhorar a convivência diária em sala de aula. Nesta pesquisa 54% dos alunos cita a falta de privacidade de horários como um ponto negativo. Apesar de quase metade dos entrevistados acharem que o aplicativo deveria ser restrito o seu uso em certos horários, a maioria também concorda que um dos pontos positivos do uso do aplicativo é seu uso em tempo integral. Concluindo, com a utilização desta ferramenta digital foi possível compartilhar reflexões, fazer comparações e dividir experiências entre professores e alunos.
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de curso
Source
BARBOSA, Sandro Lopes. Utilização do aplicativo Whatsapp como ferramenta de ensino e aprendizagem no curso de licenciatura em ciências naturais do INFES/UFF. 2017. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2017.
Subject(s)
Mídias Educacionais
Tecnologias Educacionais
WhatsApp
Ensino Superior
Ciências Naturais
Educational Media
Educational Technologies
WhatsApp
Higher education
 
URI
http://app.uff.br/riuff/handle/1/24968
License Term
CC-BY-SA
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace

  Contact Us

 Fale com um bibliotecário

DSpace  Siga-nos no Instagram