Metadata
Show full item record
O USO DE MATERIAIS VISUAIS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA SURDA: ENSINO DO CORPO HUMANO E BIOMAS BRASILEIROS
Surdos
Biomas
Corpo humano
Inclusão
Ciências Naturais
Science Teaching
Deaf
Biomes
Human Body
Inclusion
Santos, Ana Beatriz de Souza dos | Posted on:
2022
Abstract
O processo de inclusão e políticas educacionais que abranjam a especificidade pedagógicas dos alunos surdos são escassos nas escolas públicas e a falta de formação dos docentes neste âmbito agravam a falta de metodologias que englobem a concepção de ensino e aprendizagem de alunos surdos. Diante disso, o presente trabalho buscou criar e utilizar ferramentas visuais e linguísticas para o ensino de ciências nos conteúdos biomas e corpo humano com a finalidade de contribuir para um ensino igualitário para a aluna surda citada nesta pesquisa, aplicando metodologias que abranjam suas necessidades e promovam sua inclusão e comunicação com a turma. No caráter metodológico buscou-se utilizar os momentos pedagógicos e dividir os conteúdos em duas vertentes, sendo trabalhados de forma teórica na universidade e as dinâmicas em sala de aula com a presença dos alunos ouvintes em uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental II de uma escola no município de Santo Antônio de Pádua. Para a análise de dados buscou-se relatar as observações, interações e respostas analisadas por meio de questionário. Como conclusão, a utilização e construção de materiais visuais favoreceu o aprendizado da aluna surda na disciplina, assim como favoreceu comunicação com os alunos ouvintes, beneficiando o aprendizado de ambos.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
SANTOS, Ana Beatriz de Souza dos. O uso de materiais visuais para ensino de ciências na perspectiva surda: ensino do corpo humano e biomas brasileiros. 2022. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2022.Subject(s)
Ensino de CiênciasSurdos
Biomas
Corpo humano
Inclusão
Ciências Naturais
Science Teaching
Deaf
Biomes
Human Body
Inclusion