Metadata
Show full item record
A EDUCAÇÃO INCLUSIVA TECNOLÓGICA DOS ESTUDANTES COM DISFUNÇÕES AUDITIVAS
Repositórios
Inclusão escolar
Deficiência auditiva
Ensino regular
Ciências Naturais
Assistive technology
Repositories
School inclusion
Hearing deficiency
Regular education
Oliveira, Bianca de | Posted on:
2017
Abstract
No Brasil existem muitas pessoas que possuem algum tipo de necessidade especial, dentre essas pessoas estão os surdos ou deficientes auditivos. Ao se aprofundar no tema em foco pode-se observar que eles já passaram por muitas lutas e vitórias, mas ainda há um longo caminho a ser percorrido. Uma dessas lutas foi a obtenção da LIBRAS (língua brasileira de sinais) como sua língua materna. Nos dias atuais a maioria das escolas vem tentando adotar metodologias inclusivas, esse trabalho cita algumas Tecnologias Assistivas que tem como função ajudar no processo de inclusão e na utilização com alunos surdos e deficientes auditivos como forma de auxiliar o dia a dia do professor, pois o mesmo não recebe formação adequada para lidar com a grande diversidade de alunos na sala de aula regular. O trabalho tem como objetivo propor mecanismos de ação que visam a inserção da LIBRAS como parte do cotidiano da formação docente, para que assim o professor possa atuar de forma correta perante o que lhe é imposto nos documentos que regem os cursos de licenciatura. A melhor forma de se promover a inclusão é a utilização de métodos adequados e a mobilização da comunidade escolar e comunidade ao redor da escola sobre o tema “Língua Brasileira de Sinais” trazendo, um pouco sobre a cultura e a comunidade surda, para que todos saibam um pouco mais sobre a “vida” de uma grande parte da população, contribuindo assim não só com a defasagem na formação docente, como também para a melhoria da educação básica.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
OLIVEIRA, Bianca de. A educação inclusiva tecnológica dos estudantes com disfunções auditivas. 2017. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2017.Subject(s)
Tecnologia AssistivaRepositórios
Inclusão escolar
Deficiência auditiva
Ensino regular
Ciências Naturais
Assistive technology
Repositories
School inclusion
Hearing deficiency
Regular education