• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • Português (Brasil)
    • English
    • Español
  • Login
          AJUDA
Pesquisa
avançada
     
View Item 
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • INFES - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior
  • GCN - Curso de Graduação em Ciências Naturais - Licenciatura - Santo Antônio de Pádua
  • PCN - Trabalhos de Conclusão de Curso - Santo Antônio de Pádua
  • View Item
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • INFES - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior
  • GCN - Curso de Graduação em Ciências Naturais - Licenciatura - Santo Antônio de Pádua
  • PCN - Trabalhos de Conclusão de Curso - Santo Antônio de Pádua
  • View Item
JavaScript está desabilitado no seu navegador. Algumas funcionalidades deste site podem não funcionar.

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of AccessThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of Access

Statistics

View Usage Statistics
application/pdf

View/Open
TCC (Bianca de Oliveira) - 201... (1.610Mb)

Collections
  • PCN - Trabalhos de Conclusão de Curso - Santo Antônio de Pádua

Statistics
Metadata
Show full item record
A EDUCAÇÃO INCLUSIVA TECNOLÓGICA DOS ESTUDANTES COM DISFUNÇÕES AUDITIVAS
Oliveira, Bianca de | Posted on: 2017
Abstract
No Brasil existem muitas pessoas que possuem algum tipo de necessidade especial, dentre essas pessoas estão os surdos ou deficientes auditivos. Ao se aprofundar no tema em foco pode-se observar que eles já passaram por muitas lutas e vitórias, mas ainda há um longo caminho a ser percorrido. Uma dessas lutas foi a obtenção da LIBRAS (língua brasileira de sinais) como sua língua materna. Nos dias atuais a maioria das escolas vem tentando adotar metodologias inclusivas, esse trabalho cita algumas Tecnologias Assistivas que tem como função ajudar no processo de inclusão e na utilização com alunos surdos e deficientes auditivos como forma de auxiliar o dia a dia do professor, pois o mesmo não recebe formação adequada para lidar com a grande diversidade de alunos na sala de aula regular. O trabalho tem como objetivo propor mecanismos de ação que visam a inserção da LIBRAS como parte do cotidiano da formação docente, para que assim o professor possa atuar de forma correta perante o que lhe é imposto nos documentos que regem os cursos de licenciatura. A melhor forma de se promover a inclusão é a utilização de métodos adequados e a mobilização da comunidade escolar e comunidade ao redor da escola sobre o tema “Língua Brasileira de Sinais” trazendo, um pouco sobre a cultura e a comunidade surda, para que todos saibam um pouco mais sobre a “vida” de uma grande parte da população, contribuindo assim não só com a defasagem na formação docente, como também para a melhoria da educação básica.
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de curso
Source
OLIVEIRA, Bianca de. A educação inclusiva tecnológica dos estudantes com disfunções auditivas. 2017. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2017.
Subject(s)
Tecnologia Assistiva
Repositórios
Inclusão escolar
Deficiência auditiva
Ensino regular
Ciências Naturais
Assistive technology
Repositories
School inclusion
Hearing deficiency
Regular education
 
URI
http://app.uff.br/riuff/handle/1/24973
License Term
CC-BY-SA
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace

  Contact Us

 Fale com um bibliotecário

DSpace  Siga-nos no Instagram